*A SOPERJ aplaude a campanha do apresentador Luciano Huck pelo uso de capacete nas práticas esportivas

Como uma entidade que zela pela saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) se solidariza com a família dos apresentadores Luciano Huck e Angélica no episódio do acidente envolvendo Benício, de 11 anos, filho do meio do casal, e endossa a iniciativa do apresentador de deflagrar, por meio de suas redes sociais, uma campanha pelo uso do capacete em qualquer prática esportiva. Luciano Huck ressalta que a família teve sorte e lembra que nunca é possível prever um acidente. “Eu espero que vocês aprendam o que nós aprendemos com esse acidente: usem capacete. Não importa se vocês estão andando de bicicleta, patins, skate, wakeboard, patinete, moto. Usem capacete”, pediu em seu Instagram.
 
Benício teve traumatismo craniano após se desiquilibrar e bater com a cabeça na prancha enquanto praticava wakeboard na baía de Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro no sábado 22.  O menino passou por uma neurocirurgia e teve alta na terça-feira, dia 25.
 
A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) observa a campanha de Luciano Huck com entusiasmo e ressalta a importância da iniciativa por se tratar de um valioso alerta para uma das maiores causas de mortes entre adolescentes, as provocadas por fatores externos, como a violência urbana e acidentes, entre outros.
 
Recentemente a SOPERJ acompanhou a polêmica envolvendo o uso de patinetes no Brasil, e em especial em nosso Estado. Temos verificado um aumento expressivo de traumatismos nas emergências hospitalares causados por acidentes provocados pela nova prática.  Ao olhar da SOPERJ, essa campanha do apresentador é importante porque contribui como mais um alerta que já faz parte da rotina dos pediatras na prevenção de acidentes com este perfil.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, são considerados adolescentes pessoas de 10 a 20 anos, e é justamente nesta faixa etária que as causas externas são as principais responsáveis pela morbidade e mortalidade. A SOPERJ reforça que o capacete deve fazer parte da indumentária de crianças e adolescentes em qualquer prática esportiva, principalmente nos esportes radicais.
 
A SOPERJ agradece ao apresentador Luciano Huck a autorização para que seu vídeo, publicado em seu Instagram, fosse veiculado em nosso site. Acesse o vídeo por este link: https://www.instagram.com/p/BzN–DdhvtA/?igshid=cqifbkgxn32s
 
Dra. Katia Telles Nogueira 
Presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro.