Mês do Aleitamento Materno

Chegamos no mês de conscientização e incentivo sobre o aleitamento materno, o Agosto Dourado. Durante todo o período, diversas ações são realizadas pelo Ministério da Saúde, pela SOPERJ e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para reforçar a importância da amamentação.

Todos os anos a mobilização é marcada por um tema especifico. Em 2022, o tema escolhido é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

A importância do Aleitamento Materno

A amamentação deve ser exclusiva nos primeiros seis meses de vida da criança, sendo mantida até os dois anos em conjunto com a alimentação complementar. São vários os benefícios do aleitamento materno, tanto para os bebês quanto para as mães.

Além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, o leite materno também fortalece o sistema imunológico do lactente, reduzindo o risco de infecções e do desenvolvimento de doenças crônicas no futuro, como obesidade, diabetes e hipertensão. Já nas mulheres, a amamentação contribui para prevenir o câncer de útero e de mama.

A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida.

A SOPERJ reforça que o incentivo e suporte relacionados à amamentação devem ser de todos: profissionais de saúde, família e empregadores.

Ação da SOPERJ

Para marcar o Agosto Dourado, a SOPERJ – através do Departamento Científico de Aleitamento Materno – programou o V Workshop de Aleitamento Materno. A atividade será on-line no dia 17 de agosto, das 9h às 12h30.

A conferência de abertura (Fortalecer a amamentação: educando e apoiando) será apresentada pela presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno, Dra. Maria Conceição Salomão. Em seguida terá o Espaço Bate-papo, coordenado pela Dra. Carmen F. Elias, secretária do Departamento Científico.

O primeiro bate-papo terá como tema “O Pediatra educando com o olhar na Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL)” e será moderado pela Dra. Lucia de Mendes Rolim. Além da presidente do Departamento Científico, o debate terá a participação dos integrantes do Departamento – Dra. Lilian Campos, Dr. Antonio Carlos Melo, Dra. Adeir Brazileiro, Dra. Fernanda Barja, da fonoaudióloga Mariangela Bartha (Consultora) e da enfermeira Abilene Gouvêa (Consultora).

O segundo terá como tema “O Pediatra e a consulta pré-natal: preparo para o Aleitamento” e o Dr. José Vicente Vasconcellos será o moderador. Participarão do bate-papo os membros do Departamento – Dra. Nayara Alves, a Dra. Camila Trevisol, Dra. Alana Kohn, Dra. Isabella Castilhol (Consultora), nutricionista Monica Armada (Consultora) e a psicóloga Eliane Caldas (Consultora) e o Dr. Paulo Lopes.

O workshop será realizado na plataforma Jitsi Meet.

Outras ações com a participação da SOPERJ

A presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SOPERJ, Dra. Maria da Conceição, também participou e participará de eventos do Agosto Dourado de outras instituições. A médica foi representando a SOPERJ.

– 3 de agosto – XXVIII Seminário Estadual do Rio de Janeiro – Comemorativos da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2022): Mesa redonda – Experiências exitosas de fortalecimento do aleitamento materno por meio do apoio e da educação.

– 4 de agosto – Universidade da Fundação Serra dos órgãos: Políticas públicas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

– 11 de agosto – Hospital Universitário Gaffrée e Guinle: Fortalecer a amamentação – Educando e apoiando.

– 11 de agosto – Centro de Saúde Municipal Píndaro de Carvalho Rodrigues: A arte de se comunicar durante o processo de amamentação.

– 17 de agosto – Regional Baixada Fluminense: Vozes da Amamentação

– 24 de agosto – Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): A arte de se comunicar durante o processo de amamentação.

– 25 de agosto – Memorial Getúlio Vargas: Políticas públicas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

– 30 de agosto – Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart: Fortalecer a amamentação – Educando e apoiando.