Artigo SARS-CoV-2 em Crianças e Familiares

A Academia Americana de Pediatria publicou em abril, no seu jornal oficial, o artigo “SARS-CoV-2 Infection Dynamics in Children and Household Contacts in a Slum in Rio de Janeiro”. O material foi resumido pela Dra. Patrícia Barreto, presidente do Departamento Científico de Doenças do Aparelho Respiratório da SOPERJ, que destacou os principais pontos do documento.

De acordo com a pediatra, esse é um dos poucos estudos realizados até o momento que investigaram a infecção por SARS-CoV-2 em crianças não hospitalizadas, todas residentes na mesma comunidade.

Ela destacou que os achados desta pesquisa são particularmente importantes, pois são resultados observados na população brasileira vulnerável socialmente e justamente aquela que mais vem sofrendo com o fechamento de escolas.

A pesquisa foi realizada entre maio e setembro de 2020 e envolveu instituições como: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade da Califórnia e London School of Hygiene and Tropical Medicine. Foram 667 participantes de 259 domicílios, sendo 323 crianças (0 – 13 anos), 54 adolescentes (14 – 19 anos) e 290 adultos cohabitantes das crianças acompanhadas.

O estudo completo pode ser acessado no link.

SARS-CoV-2 Infection Dynamics in Children and Household Contacts in a Slum in Rio de Janeiro