ASPECTOS POSITIVOS DA PRÁTICA ESPORTIVA NA ADOLESCÊNCIA.

A aproximação dos jogos Pan Americanos, nos convida a refletir sobre a importância da prática esportiva. A atividade física deve ser considerada essencial ao processo educativo de crianças e adolescentes, já que auxilia no seu desenvolvimento físicopsicossocial, reduzindo, sobremaneira, os riscos de doenças crônico-degenerativas.

 

Especialmente para os adolescentes, o esporte estimula a integração social, promovendo o relacionamento com o grupo, superação e resolução de problemas e dificuldades oriundos desse convívio. Ensina o jovem a ter disciplina, responsabilidade, a superar obstáculos, a trabalhar em equipe otimizando as potencialidades dos colegas, a lidar com a ansiedade e frustrações, aceitando tanto vitórias quanto as derrotas, obediência às regras e punições ao infringi-las. Dentre outros efeitos positivos da prática de exercício físico podemos citar a redução do estresse, a prevenção de doenças emocionais e o uso de drogas, a melhora do padrão alimentar e do humor e o aumento da auto-estima.

 

Cumpre ressaltar que a adoção de um estilo de vida saudável está associado a um melhor condicionamento cardiovascular, melhor perfil lipídico-metabólico, menor potencial de gordura, IMC e pressão arterial, levando a uma diminuição da prevalência de obesidade, dislipidemias, hipertensão arterial, sedentarismo, consequentemente melhorando a qualidade de vida.

 

A nós pediatras, cabe o papel fundamental de estimular a atividade física, orientando os pais sobre a importância do esporte, efatilizando sempre o objetivo de praticar e não competir, conferindo ao adolescente, a escolha da modalidade esportiva mais adequadas às suas habilidades pessoais e desencorajando-o a usar medicamentos, como, por exemplo, esteróides, anabolizantes por suas conseqüências deletérias à saúde.

 

Vamos nos exercitar!

Dra. Marta Lourenço Rolla Aloise.