Cuidados especiais

Autor:O pediatra Carlos Silva fala sobre os cuidados com a saúde das crianças para um melhor rendimento na sala de aula.

Além da questão do sono – já que assistir aula querendo estar em casa, dormindo, prejudica e muito o aprendizado, há outras pequenas providências que os pais podem tomar pra ajudar os filhos a terem um bom rendimento na escola. O pediatra Carlos Silva, do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria, dá as dicas.
RJTV: Uma das maiores preocupações dos pais é com o peso da mochila. Existe uma relação ideal com o peso da criança?
Carlos Silva: Existe. A gente entende que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Por exemplo, se a criança pesa até 30 quilos, a mochila deve ter, no máximo, até três quilos. É preciso tomar alguns cuidados, porque a mochila não precisa estar em seu peso máximo, e deve saber o que a criança está carregando. É comum a criança levar muita coisa que não tem necessidade. Em crianças pequenas, os brinquedos, às vezes, são necessários à adaptação. Mas os maiores levam muitos jogos, caixas, três, quatro estojos de lápis. A gente tem que olhar o que tem dentro da mochila e que realmente precisa estar na escola.
E o tipo de mochila. É importante também analisar um tipo ideal?
Claro. É importante que ela esteja cruzada e esteja sendo usada nas costas, para que o peso recaia sobre os dois ombros da criança, para distribuir melhor o peso.
E as mochilas de rodinhas? Melhora a questão do peso, mas a criança não corre o risco de ficar torta carregando?
Ela não resolve a situação. Acho que o melhor é que a mochila esteja bem fixa nas costas, com material adequado dentro dela. Não adianta botar rodinhas se a mochila for muito pesada e não em uma altura adequada para a criança, porque ela começa a puxar e desvia a coluna. Isso são causas comuns de dores nas costas, dores de cabeça. A turma grande de adolesente capricha muito no peso das mochilas.
Na reportagem, muitas crianças estavam com carinha de sono. Qual a quantidade ideal de horas de sono para uma criança.
A gente imagina que as crianças e todos nós temos que dormir uma quantidade razoável, que deixe a gente satisfeito para acordar bem. Dizem que em torno de oito horas, mas é importante lembrar que cada criança tem seu ritmo próprio. É bom lembrar que a criança maior e o adolescente têm outro ciclo biológico de dormir. Eles têm mais dificuldade de acordar muito cedo por uma questão fisiológica. É legal que a família entenda isso, que a escola também entenda.
O que os pais devem evitar que a criança faça à noite, para que ela não fique muito agitada na hora de dormir?
Isso serve para adulto também. Nessa faixa de criança pequena, os pais devem ter o cuidado de, a medida que vai anoitecendo, começar a diminuir brincadeiras muito agitadas, correrias, outras coisas, porque às vezes é difícil. Mas a criança maior, é bom tirar um pouco do computador, porque elas ficam com aquelas excitações muito grande. E fazer com que nesse período de adaptação, eles comecem a dormir um pouco mais cedo.
Assessoria de Comunicação da SBP
Tel: 55 21 2256-6856
55 21 2548-1999 r/ 33 e 48
Fax:55 21 2547-3567
imprensa@sbp.com.br

Fonte:SBP Notícias