Editoral

Colegas

Toda a situação por que passamos frente à dengue e, especialmente, frente ao descaso com a saúde da população pediátrica não poderá ter sido em vão. O mundo acompanhou a situação do Rio de Janeiro, assistiu à perda inadmissível de tantas vidas preciosas, observou a preocupação da briga política pelo culpado num ano eleitoral e, por mais que as instituições médicas apresentem estudos indicativos dos riscos do baixo investimento público na pesquisa e na qualificação da prevenção e da atenção à saúde de crianças e adolescentes, gestores continuam ignorando os fatos.

Fazer crer que os médicos são mercenários para transferir o foco natural da responsabilidade pelas falhas, além de faltar com a verdade, caracteriza uma atitude muito pouco nobre. Depositar a culpa nas costas desse grupo que resiste, apesar de toda a dificuldade estrutural, sobrecarregados de trabalho e de responsabilidades, desanimados pela desvalorização de sua atuação e que, apesar disso, insiste em atuar porque seu compromisso e respeito às necessidades da população são a forma como entende a Medicina, é, no mínimo, uma covardia, um desrespeito aos direitos humanos.

É pelo orgulho da atuação pediátrica do Rio de Janeiro que precisamos continuar nosso caminho, buscando manter a união que o momento nos proporcionou e que possibilitará construir a proposta que, acima de tudo, valorize a vida de todos os cidadãos.

Nesse boletim, trazemos dengue até porque também temos orgulho da capacidade pediátrica de elaborar um protocolo adequado à situação em que a dengue se apresentou no Rio de Janeiro e que há muito está disponibilizado para a classe médica. No entanto, também entendemos que a diversificação amplia a capacidade reflexiva. Discutimos saúde oral e infecção urinária, sem perder a oportunidade de relaxar ‘surfando’ pelo inglês médico e pela apresentação de oportunidades de encontros que permitam o aprofundamento científico e o verdadeiro congraçamento.

Parabéns, Pediatra.

Boa leitura!

Maria de Fátima Goulart Coutinho SOPERJ – Presidente triênio 2007-2009