Mensagem da Presidente

Autor:Dra. Maria de Fátima Goulart Coutinho

Queria ter um dia
Só pra comer porcaria:
Sorvete, chocolate e bombom.
Contar os dias de alegria e fantasia
Queria ser criança a vida inteira
E nunca acabar a brincadeira.
Mas ser criança não é tão bom assim,
Todo mundo manda em mim!
Deborah G Visnadi – 11 anos
Esse é um mês de especial importância para a SOPERJ, pois reúne datas de muito significado para os que aqui circulam.
Apesar da ONU – Organização das Nações Unidas – reconhecer, como dia das crianças, a data da aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças (20 de novembro), no Brasil, as crianças têm sua comemoração no dia 12 de outubro, data oficializada em 1924, mas comemorada somente a partir de 1960, a partir de uma campanha realizada por um fabricante de brinquedos, objetivando aumentar suas vendas.
Estamos em outro momento, mas crianças continuam precisando de campanhas que viabilizem suas conquistas e, dessa vez, esperamos que possam ter esforços voltados para o direito de brincar, para o direito de viver com dignidade.
Mas outubro pede outras homenagens importantes, todas com uma forte ligação com infância e adolescência. Outubro traz a lembrança das lições que permanecem porque foram transmitidas através de exemplos, de pessoas que entendem que nosso cérebro é um brinquedo fantástico, onde todos os segredos residem, incluindo aí os que trazem a felicidade. Outubro é mês dos professores e também dos médicos e esses sabem como ninguém que os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência; entendem que é inútil buscar o céu acima das nuvens, que este deve estar dentro de cada um.
Todas as críticas e as noites mal dormidas não são suficientes para fazerem-nos desistir do sonho de tornar possíveis os sonhos do mundo, de despertar vocações. Apesar das tantas dificuldades e da rotina dura, professores e médicos persistem porque acreditam na importância de seu ofício.
Integrar sonhos que qualifiquem a vida de crianças e adolescentes é a missão da SOPERJ; transformar esses sonhos em ações é dever de toda a sociedade.