Parceria entre SOPERJ e a Rede RUTE resulta na primeira videoconferência sobre asma

A primeira videoconferência resultante da parceria entre a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) e a Rede Universitária de Telemedicina (Rede RUTE), firmada com o SIG Saúde da Criança e do Adolescente foi realizada nesta quinta-feira, dia 28 de junho, na UERJ.

Apresentado pela Dra. Adriana Paiva de Mesquita, médica pneumologista e alergista pediátrica , membro do Comitê Científico de Alergia e Imunologia da SOPERJ, o tele saúde teve como principal objetivo orientar profissionais de saúde e estudantes de medicina no manejo da asma pediátrica.

O evento contou com pediatras e estudantes de medicina do Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, Bahia, Minas Gerais e Pará.

Segundo a especialista, Adriana Paiva de Mesquita, trata-se de patologia que acomete cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Segundo dados do DATASUS, acontecem cerca de 120 mil internações/ano por asma no Brasil.

"Estamos falando de uma doença que é responsável por cinco óbitos por dia, levando a gastos diretos, como internações, uso frequente do sistema de saúde e de medicações para alívio, e indiretos, absenteísmo escolar, invalidez e óbitos”, esclarece a alergista.

A palestra teve intuito de alertar pediatras e estudantes de medicina sobre o diagnóstico precoce da asma, evitando com isso a progressão da doença. A abordagem envolve uma boa aproximação do pediatra com a família para garantir, entendimento e sobretudo uma boa adesão ao tratamento, já que a doença bem controlada garante excelente qualidade de vida.