PEDIATRAS LUTAM POR PREVENÇÃO DE INFARTO E DERRAME A PARTIR INFÂNCIA

Soperj destina e-mail para dúvidas sobre a aterosclerose
O Dia Nacional de Combate à Aterosclerose a partir da Infância e Adolescência, será comemorado, a partir deste ano, sempre no dia 12 de março. Segundo o DATASUS, o infarto do miocárdio foi responsável por 629 óbitos no Brasil em dezembro de 2006, com 4.880 internações, média de permanência hospitalar de 7,7 dias e gerando um custo para o país de R$ 8.039.525,33. No mesmo mês, os acidentes vasculares encefálicos (AVC) e infarto cerebral (popularmente conhecidos como derrame) levaram a 2.057 óbitos e 10.909 internações, ao custo de R$ 7.002.824,71. Estes dados mostram o quanto é importante a prevenção destas doenças a partir da infância e da adolescência.
A aterosclerose é uma doença que consiste na obstrução progressiva das artérias, provocada por uma série de agressões como a hipertensão arterial, o diabetes, o excesso de colesterol, o fumo e o excesso de peso, provocando o infarto do miocárdio e os AVC. Por esse motivo, na próxima segunda-feira, pediatras de vários estados vão realizar eventos nas ruas, praças e em hospitais, a fim de divulgar a importância da prevenção da aterosclerose desde a infância e, assim melhorar a qualidade de vida de toda a população.
A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) aderiu ao movimento de combate à aterosclerose e disponibilizará a população o e-mail soperj@ism.com.br e o site www.soperj.gov.br, para que médicos especializados façam esclarecimentos sobre a doença. A entidade também apóia todas as iniciativas e eventos realizados nas mais diversas instituições de saúde como o Hospital Geral de Bonsucesso, que fará encontro com a classe médica nesta segunda-feira (12/03), às 8h, no anfiteatro do prédio 4.
“A SOPERJ, preocupada com a questão das doenças cardiovasculares, que representam uma importante causa de morte na vida adulta, acredita que a prevenção dessa situação se dá na infância e adolescência, ao contrário do que se pensava antigamente. É através de hábitos saudáveis e de educação para a saúde que crianças e adolescentes poderão evitar graves doenças como a aterosclerose”, afirma a pediatra Fátima Coutinho, presidente da SOPERJ.
Fátima Coutinho esclarece que há poucos anos a aterosclerose era considerada uma doença da meia idade e da velhice, mas diversos estudos científicos vêm demonstrando que este é um processo que se inicia desde a mais tenra infância. Aliás, hoje sabe-se que a partir do desmame começa o processo de aterosclerose, se não forem tomados cuidados com a alimentação.
Apesar da gravidade desta doença, a sua prevenção é relativamente simples. O passo mais importante é a adoção de hábitos de vida saudáveis, como:
– Bons hábitos alimentares, evitando alimentos ricos em gordura animal, vegetal e hidrogenada e abusando dos produtos naturais, principalmente ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes. A obesidade tem associação com diabetes, hipertensão arterial e alterações do colesterol;
– Prática de atividade física de intensidade moderada por 40 minutos ao dia, suficientes para evitar o sedentarismo;
– Evitar o fumo. O hábito de fumar é responsável por uma série de doenças, e favorece a aterosclerose direta e indiretamente, através da diminuição da taxa de colesterol bom no sangue (HDL-colesterol). É importante lembrar que uma parcela significativa dos jovens entre 15 e 24 anos são fumantes habituais e ocasionais;
– Diminuir o estresse, que causa aumento da pressão arterial entre outras complicações.
“Se todas estas medidas de prevenção começarem na infância, serão criados hábitos de vida saudáveis que dificilmente se perderão ao longo da vida”, conclui Fátima Coutinho.
DB Press – Márcia Silveira (marcia@dbpress.com.br)
Tel: (21) 2544.1342 / 0054 / 8099 / 7394 / 9698.3966