Receituário digital do CREMERJ

Desde maio, os médicos do Rio de Janeiro podem emitir receituários, laudos, exames e atestados de forma digital. O Conselho Regional de Medicina (CREMERJ) decidiu liberar a utilização do receituário digital devido à dificuldade de acesso da população a alguns medicamentos, por causa da restrição às ruas para prevenção da Covid-19. A medida foi elaborada em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRFRJ).

Orientação de como utilizar o receituário digital

Para fazer uso do receituário digital, o médico deve acessar o site do CREMERJ, entrar na área Para Médicos e selecionar Receita Digital.

Em seguida, preencher o receituário com o tipo de receita e completar com os dados do paciente. Os dados do médico (nome, CRM e endereço) são preenchidos automaticamente com as informações disponíveis no cadastro. Depois é só gerar a receita e compartilhá-la com o paciente. Pode ser via e-mail ou whatsapp.

A receita sempre gera um código QR Code, no qual o farmacêutico poderá apontar um leitor ou câmera para ler a informação. Em seguida, ele será redirecionado para o site do CREMERJ. As outras opções para validar a receita são informar pelo token (código de validação) no site ou acessar o link disponibilizado o final do receituário.

É importante ressaltar que uma vez utilizada a receita ficará invalidada. Com isso, o paciente fica impossibilitado de comprar novamente o medicamento com essa receita.

Para ajudar os médicos, o CREMERJ e o CRFRJ elaboraram um manual de orientação sobre o assunto.

Manual de Orientação Prescrição Online