Vigilância do desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos de idade na atenção primária à saúde

– Da criança até 2 meses: Orientar que a mãe e pessoas do seu meio de convivência mantenham um diálogo com a criança buscando um contato visual (olho no olho). Estimular a criança visualmente (objetos coloridos), em uma distância mínima de 30cm, realizando pequenos movimentos oscilatórios a partir da linha média. Colocar a criança em posição de decúbito ventral, para estímulo cervical, chamando a atenção da criança à frente, fazendo também a estimulação visual e auditiva.

– Da criança de 2 a 4 meses: Interagir com a criança estabelecendo contato visual e auditivo (conversar com o bebê). Oportunizar à criança ficar na posição sentada com apoio, para que possa exercitar o controle da cabeça. Tocar as mãos da criança com pequenos objetos, estimulando que ela os segure.

– Da criança de 4 a 6 meses: Oferecer inicialmente brinquedos a pequenas distâncias oportunizando que ela tente alcança-los. Dar objetos na mão da criança facilitando que ela leve-o à boca. Proporcionar estímulos sonoros à criança, fora de seu alcance visual para que ela localize o som. Estimular a criança lateralmente, visando as mudanças de decúbito, com objetos e atitudes (brinquedos, palmas).

– Da criança de 6 a 9 meses: Brincar com a criança de "esconde-achou" utilizando panos encobrindo o rosto do adulto (ju-ju). Dar à criança brinquedos fáceis de serem manuseados, para que ela possa passar de uma mão à outra. Manter constante diálogo com a criança, introduzindo palavras de fácil sonorização (dá-dá, pá-pá). Deixar a criança brincar sentada no chão (colchonete, esteira), ou deitar em decúbito ventral, estimulando que ela se arraste e posteriormente engatinhe.

– Da criança de 9 a 12 meses: Brincar com a criança através de músicas, fazendo gestos (bater palmas dar tchau), solicitando a resposta. Proporcionar o contato da criança com objetos bem pequenos (bago de feijão, de milho, contas) para que ela desenvolva preensões em pinça (ter cuidado para que Lea não leve o objeto à boca). Conversar com a criança estimulando que ela domine o nome das pessoas e objetos de seu convívio. Deixar a criança em local onde ela possa fazer a mudança de posição sentada para a posição de pé com apoio (sofá, cama, cadeira) e onde ela possa deslocar-se segurando os móveis.

– Da criança de 12 a 18 meses: Solicitar à criança objetos diversos, denominando-os, ajudando a aumentar seu repertório de conhecimento, assim como as funções de dar, pegar, largar e sempre que possível, demonstrar. Dar papel e giz de cera (tipo estaca, grosso) para iniciar as atividades auto-expressivas (rabisco espontâneo). Brincar com a criança solicitando que ela ande para frente e para trás (marcha ré), inicialmente com ajuda.

– Da criança de 18 a 24 meses: Estimular a criança a colocar e tirar suas roupas nos momentos indicados, inicialmente com ajuda. Realizar brincadeiras com objetos que possam ser empilhados, demonstrando. Solicitar que ela localize figuras de revistas e jogos previamente nominados. Brincar de chutar bola (fazer gol).

Referência: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELÉM, 2.001- Vigilância do Desenvolvimento da Criança de 0 a 2 anos de Idade na Atenção Primária à Saúde. Belém, Pará.