Dicas para valorização da função paterna: Assim, aí vão algumas sugestões de valorização da função paterna: O envolvimento do pai nos cuidados com o filho desde a gravidez é muito importante para o desenvolvimento emocional das crianças e dele próprio. Pais podem acompanhar o parto de seus filhos nas maternidades (resolução SMS nº 667 de 20.10.98). Após o nascimento, têm direito a cinco dias de licença paternidade. O apoio do pai é fundamental para o sucesso da amamentação. Dê, alimente-o, troque fraldas …
Homens também devem aprender a cuidar de seus filhos, procurando se informar sobre fases do desenvolvimento e trocando experiências com outros pais. Educação, carinho e apoio são os bens mais importantes que um pai pode dar ao seu filho. Abrace, beije, faça carinho, elogie, dizendo que o ama, valorizando suas conquistas. Descobra atividades divertidas que vocês possam fazer juntos como ir a praia ou ao parque, jogar bola, andar de bicicleta, soltar pipa.
Conte sobre a sua própria vida e o que você costumava fazer quando tinha a idade dele (ou dela): situações engraçadas, coisas boas, desafios que enfrentou. Acompanhando as suas atividades na escola e ajudando-o a fazer os deveres de casa. Uma relação de respeito pode ser construída com afeto e sem violência.
É importante dialogar, explicar aos filhos como devem se comportar e sobretudo, dar o exemplo. Ouça com atenção e demonstre interesse pelos seus sentimentos, preocupações, pensamentos, atividades e desejos. O pai apresenta o mundo ao filho, ajudando-o a descobrir coisas novas.
Seja parceiro nessa aventura. Converse sobre seus planos para o futuro.