13. EDUCAÇÃO: O CAMINHO DA SAÚDE NA CRECHE

Autor:Silva, L; D’Almeida, I.

Creche Fiocruz, Rio de Janeiro.
Introdução: A idéia da promoção de Saúde através de escolas vem sendo divulgada pela OMS desde a década de 50. Hoje as Escolas Promotoras de Saúde estão implantadas em diversos países, inclusive no Brasil, com provas de que o conceito de Saúde, sendo trabalhado dentro do ambiente escolar, melhora a qualidade de vida em geral da população. Por sua História, as creches estão presentes no inconsciente coletivo como locais onde há uma grande concentração de doenças. No Brasil a evolução da legislação fez com que as creches e pré-escolas fossem reconhecidas como instituições de ensino, as quais as crianças desta faixa etária têm direito. Objetivos: Nosso objetivo, ao introduzir o conceito de Escola Promotora de Saúde em uma creche, vem sendo mudar a mentalidade que contribui para introdução e circulação de doenças nesta coletividade com características tão especiais, e também servir aos propósitos internacionais de promoção de saúde no século XXI, tentando difundir uma atitude preventivista, através da Educação. Metodologia: Utilizamos em comum com as Escolas de Ensino Fundamental e Médio os mesmos Parâmetros que estão na “Declaração das Escolas Promotoras de Saúde”. Iniciamos com a construção de nosso Projeto Político Pedagógico e atualmente estamos discutindo com as famílias (através de reuniões, palestras e mesas redondas) e com o corpo de funcionários (através de cursos de Educação em Saúde) temas como: prevenção de doenças através de trabalho coletivo, prevenção de acidentes, amamentação, alimentação sadia, promoção de atividades físicas através das artes cênicas, música e psicomotricidade; conhecimento de direitos, deveres, responsabilidades e limites individuais e coletivos através da legislação; cuidados individuais e com o meio ambiente. Este conteúdo difundido vem capacitando a todos da equipe trabalhar com as crianças e suas famílias. Resultados: Através de nosso trabalho estamos conseguindo um maior envolvimento de toda a comunidade da creche com a promoção de Saúde e também a colaboração de outros departamentos, como o Banco de Leite Humano. Com isto, há uma maior noção de responsabilidade coletiva. Conclusão: Trabalhar o conceito de promoção de Saúde em um local onde as estatísticas sempre apontam para a doença pode parecer paradoxal, mas as creches são uma realidade vinda da necessidade da Sociedade. Portanto, o que estamos tentando fazer é trabalhar a Saúde na escola de uma forma mais precoce que a vigente e também não combater esta necessidade real, e sim melhorar a qualidade de vida de quem necessita destes locais de ensino.

Fonte:Revista de Pediatria SOPERJ – Ano 4 – nº 1 – Janeiro a Junho de 2003