O Departamento Científico de Cardiopediatria da SOPERJ, presidido pela Dra. Flávia Gurgel, realizou, no último dia 12 de junho, mais uma carreata de conscientização da cardiopatia congênita. A mobilização foi na orla da Zona Sul do Rio de Janeiro e teve o apoio do Centro Pediátrico da Lagoa, do grupo Pronto Baby.
O evento acontece todo ano e tem como objetivo chamar a atenção para o problema. Os pediatras também destacam a importância da realização de exames pré-natais como o ecocardiograma fetal, que não é feito na rotina, do diagnóstico precoce e da ampliação do atendimento cirúrgico.
A presidente do Departamento de Cardiopediatria esclareceu que 1 em cada 100 crianças nascida viva apresenta algum tipo de Cardiopatia Congênita e 6% delas morrem antes de 1 ano de idade. A pediatra falou sobre a campanha.
“O nosso objetivo é buscar um diagnóstico precoce, permitindo uma melhor abordagem, melhorando a longevidade e qualidade de vida das crianças. Hoje nosso propósito é mobilizar a opinião pública para que o governo e seus diversos níveis estejam cientes e procurem fazer investimentos no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dessas crianças.”
A mobilização teve a participação de membros do Departamento de Cardiopediatria e da SOPERJ, a presidente da Sociedade, Dra. Katia Nogueira, profissionais de saúde do Doutores da Alegria, do Centro Pediátrico da Lagoa e de familiares de crianças com cardiopatia congênita.
A caminhada começou no Parque dos Patins, na Lagoa, às 10h, e terminou no Leme.
Este ano, algumas mães compartilharam suas histórias e de seus filhos com a cardiopatia congênita. Confira os depoimentos.
Confira o depoimento de Maria Clara Rodrigues da Silva
Confira o depoimento de Maria Clara Rodrigues da Silva
Confira o depoimento de Ana Rogéria Oliveira Barros