Agenda em Defesa da Saúde da Infância e Adolescência

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou uma carta aberta sobre a preocupação com a assistência pediátrica no Brasil. O documento, nomeado “Agenda em Defesa da Saúde da Infância e Adolescência”, foi  elaborado em conjunto com as 27 filiadas da SBP e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP). O objetivo é aproveitar o período de eleições municipais, que acontece no dia 5 de outubro, e chamar a atenção das autoridades.

No texto, as Sociedades destacam que é fundamental lutar contra a negligência da saúde infantil e adolescente. Elas destacam que para isso é muito importante uma agenda específica, visando atender as demandas e os cuidados necessários com esses jovens, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade.

Destacando que as questões envolvendo a infância e adolescência devem ser prioridades dos governos, o documento apresenta 10 propostas consideradas pelas entidades prioritárias para a saúde de crianças e adolescentes.

Algumas delas são: corrigir as deficiências e melhorar a infraestrutura das unidades de atendimento; reforçar e investir ainda mais no Programa Nacional de Imunização (PNI); a criação de programas voltados ao estímulo aos hábitos saudáveis; oferta de pediatras nos diferentes níveis de atenção à saúde; medidas preventivas contra abuso e exploração de crianças e adolescentes; entre outras.

A carta aberta pode ser acessada no link.

Carta Aberta Agenda em Defesa da Saúde da Infância e Adolescência