Planejamento, Transição e Avaliação 2024

Recentemente a SOPERJ e os membros da atual diretoria e da nova, que assume a partir de 1 de janeiro de 2025, estiveram reunidos online para uma avaliação do trabalho realizado em 2024, sugestões e planejamento e o início do processo de transição para os novos gestores.

Quase 40 participantes acompanharam e apresentaram as atividades de cada área da SOPERJ, durante uma manhã inteira, considerada muito produtiva.

As apresentações foram objetivas, onde foi possível fazer uma avaliação do trabalho ao longo deste ano. Foram relatos dos membros da diretoria atual, Departamentos Científicos (DCs), grupos de trabalho (GTs), área de comunicação e com boas-vindas à nova presidente, presente à reunião.

O presidente da SOPERJ, Dr. Claudio Hoineff, fez questão de iniciar com um agradecimento a todos os membros da diretoria e demais gestores. “É um trabalho feito com amor à camisa da SOPERJ. Sem a dedicação de todos não teríamos superado os obstáculos e chegar ao final da gestão com uma Sociedade bem estruturada e com saúde financeira em dia”.

Dr. Hoineff apresentou um vídeo com um levantamento das principais ações desenvolvidas na gestão, que reúnem números expressivos, tais como mais de 180 eventos realizados. Foram detalhadas as várias ações pelo Dia do Pediatra, uma das datas mais importantes do ano, incluindo a de 2024, no Maracanã.

Cada membro da diretoria fez um retrospecto de sua área de trabalho. A diretoria que deixa o cargo este ano é formada por – além do presidente Dr. Hoineff: vice-presidente, Dr.  Abelardo Bastos Pinto Jr.; secretária geral, Dra. Ana Rosa Castellões dos Santos; primeira secretária, Dra. Maria Marta Regal de Lima Tortori; segunda secretária, Dra. Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant’Anna; primeira tesoureira, Dra. Christianne d’Almeida Martins; segunda tesoureira, Dra. Ana Alice Ibiapina Parente; diretora de cursos e eventos, Dra. Márcia Fernanda da Costa Carvalho; e a diretora de Publicações, Dra. Adriana Rocha Brito.

Além do balanço das atividades, todos enfatizaram o trabalho integrado e harmônico durante os três anos da gestão.

A presidente da gestão 2025-2027, Dra. Anna Tereza Miranda Soares de Moura, agradeceu a oportunidade de participar do encontro e, com isso, acompanhar os relatos de todas as experiências de todo o grupo, o que vai facilitar o processo de transição. “Recebi as informações de forma muito cuidadosa e respeitosa nesse momento”.

Ao longo de mais de três horas de reunião, os gestores fizeram relatos de momentos de superação da saúde financeira da SOPERJ; evolução e atuação na área de educação médica continuada; sobre os pontos muito positivos dos eventos realizados; e várias sugestões para trazer novos associados. Pontos que irão precisar de muita atenção da nova diretoria foram apresentados, para facilitar o trabalho da nova gestão.

Foi observada uma satisfação muito grande de todos que trabalharam ao longo dos últimos três anos em prol do crescimento da pediatria no Estado do Rio de Janeiro e da SOPERJ. A disseminação de conhecimento foi apontada como fundamental ganho na programação intensa de cursos, organizadas por todos os DCs e GTs, com cerca de 16 mil certificados emitidos.  Como meta sugerida para o envolvimento de todos nos próximos anos estava a aproximação com os jovens especialistas e aumentar o número de associados da SOPERJ.

Todos desejaram uma excelente gestão para a nova diretoria e ficaram à disposição para qualquer informação que seja necessária no processo de transição.