Estamos na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que foi instituída pela Lei n.º 13.798/2019 e é realizada anualmente de 1º a 8 de fevereiro. Em 2025, o tema é “Prevenção da gravidez na adolescência, promovendo a saúde e garantindo direitos”.
Esse ano a iniciativa busca promover ações conscientizando adolescentes e suas famílias sobre os impactos da gravidez precoce e faz um importante alerta sobre a necessidade de métodos contraceptivos eficazes e adequados à realidade dos jovens, fundamentais para prevenir gestações não planejadas nesse período da vida.
O Departamento Científico de Adolescência da SOPERJ reforça o papel do pediatra em acolher e orientar estes jovens e suas famílias sobre a prevenção de gravidez nas consultas de rotina, lembrando que a atividade sexual geralmente se inicia na adolescência.
Ele ressalta ainda que devemos oferecer na consulta oportunidades de reflexão sobre o tema e oferecer orientações sobre opções de contraceptivos eficazes e adequados à realidade dos jovens, levando em consideração as necessidades e possibilidades de cada um. A orientação deve ser individualizada e não necessariamente ser compartilhada com o responsável, respeitando o desejo da adolescente. Uma consulta compartilhada com o casal, se for o caso, pode ser bastante proveitosa.