A cerimônia de abertura do CONSOPERJ aconteceu no fim da manhã de quinta-feira (31 de julho) e foi um momento de celebrar um Congresso que ficará marcado pelo sucesso na programação, atividades paralelas e momentos especiais. Até o primeiro dia, eram 1.200 inscritos na edição 2025.
Na mesa de abertura, além da diretoria da SOPERJ participaram: o Dr. Edson Liberal (presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria), a Dra. Claudia Maria Braga de Mello (secretária de saúde do Estado do Rio de Janeiro), o Dr. Sidnei Ferreira (representante da Academia Brasileira de Pediatria) e a Dra. Ana Conegundes (representando a Secretaria Municipal de Saúde).
Após a execução do hino nacional, os integrantes da mesa deram às boas-vindas aos participantes .
Em seu discurso, a presidente da SOPERJ, Dra. Anna Tereza de Moura, se mostrou muito emocionada e destacou a união, a força da pediatria e a amizade. “Todos juntos somos fortes. Esse é um momento de muita emoção e realização. Momento de união e de reconhecer no colega, que está ao nosso lado, um amigo que tem desafios em comum”.
Vice-presidente da SOPERJ e presidente da Comissão Científica, a Dra. Patrícia Barreto reforçou o tema central do Congresso. “A criança e o futuro, novos horizontes do cuidar era o objetivo central dos debates e, através dele, construímos nossos sonhos”.
A Dra. Patrícia ainda fez uma homenagem às doutoras Anna Tereza, Nathalia e Maria Elizabeth Moreira com a entrega de flores e um abraço fraterno nas colegas.
Para a Dra. Nathalia Veiga Moliterno, diretora de cursos e eventos SOPERJ, o espírito de conexão, inovação e compromisso com a pediatria tem guiado as ações da SOPERJ nos últimos anos. “O CONSOPERJ representa um ponto alto de um trabalho que começou no início deste ano, que foi feito com cuidado, escuta e visão de futuro”.
O fortalecimento do movimento em prol do retorno do pediatra à Atenção Básica foi um dos pontos reforçados pelo Dr. Edson Ferreira Liberal, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. “É fundamental a presença do pediatra neste espaço para dar uma resposta à saúde de crianças e adolescentes.”
Conferência de abertura
A conferência de abertura foi apresentada pela Dra. Maria Elizabeth Moreira. A pediatra apresentou o tema “A criança é o pai do homem” e esclareceu que ela foi popularizada por William Wordsworth, que sugeriu que as experiências vividas na infância impactam na vida adulta.
A especialista abordou a questão da sindemia global, interação entre múltiplas condições de saúde que envolvem questões climáticas, doenças crônicas e etc, reforçando a importância de um olhar sobre o futuro da saúde das crianças.
Projeto TeAcolhe UERJ
O encerramento da cerimônia teve uma participação mais do que especial, do Projeto TeAcolhe UERJ, serviços assistidos para animais. A entrada dos cachorros do projeto fez um sucesso e encantou a todos os presentes para ilustrar as palavras da Dra. Patrícia Barreto sobre a importância do acolhimento e do cuidar.