Acolhe RPED: Iniciativa da SOPERJ para os residentes do Rio de Janeiro

Acolhimento, atualização e integração: assim foi a primeira edição do Acolhe RPED, no dia 17 de maio, na Policlínica Piquet Carneiro. A atividade foi uma iniciativa da SOPERJ para dar boas-vindas aos residentes dos Programas de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro e contou com a parceria e colaboração da Diretoria Executiva, dos Departamentos Científicos, dos Grupos de Trabalho e da equipe administrativa da Sociedade.

Totalmente dinâmico e idealizado para os futuros pediatras, o evento contou com oficinas práticas e discussões de casos clínicos, organizados pelos Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SOPERJ.

Os residentes puderam aprender e trocar experiências com os especialistas da Sociedade sobre diversos assuntos, como crescimento e desenvolvimento, técnica inalatória, situações de emergência, consulta do adolescente, dermatologia na pediatria, otoscopia e oftalmoscopia na prática e monitorização.

 

Não apenas na teoria, mas também na prática, foi a oportunidade de proporcionar atualização com temas desafiadores e essenciais para a rotina da especialidade.

Ao final do evento, muitos comentários positivos, mostrando a boa receptividade dos residentes. Foram destacados o dinamismo das oficinas, a descontração do evento, o encontro com os especialistas, a atualização e o aprendizado.

Alguns comentários sobre a atividade:

“De uma forma dinâmica, pedagógica e inovadora o AcolheRPED abriu um encontro com os residentes de pediatria do estado do Rio de Janeiro.”

“Salas de oficinas com exemplos diversificados da atuação educativa do pediatra com seus pacientes e a conquista da colaboração dos familiares.”

“A oficina da terapia inalatória conduziu o exercício do pediatra na adesão das técnicas inalatórias, a precisão do uso dos diversos dispositivos, a limpeza, a vigilância da higienização e como monitorar o término das medicações inalatórias no tratamento da asma.”

“Temas mostrando as variações dos alarmes dos sinais vitais nas diferentes faixas etárias, da criança ao adolescente. A experiência clínica com um ser em desenvolvimento exige olhares diferentes em cada momento da vida. Isso se chama PEDIATRIA EM AÇÃO!”

“Uma dinâmica individualizada para o jovem médico! Casos clínicos de emergência valorizando a interpretação do raciocínio clínico a beira do leito.”

“Uma iniciativa da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro com oficinas teórico-práticas para melhor assistir as crianças e adolescentes! Uma sociedade como ferramenta de parceria no ensino, na prática e na valorização do jovem médico no exercício da pediatria.”

 

Um novo encontro está marcado para o próximo dia 24 de maio. Mais uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e trocar experiências, visando o aprimoramento da prática pediátrica em prol do bem-estar de crianças e adolescentes.

A Pediatria do presente acolhendo e cuidando da pediatria do futuro.

Fotos: Celso Pupo/DC Press Agência de Produção de Conteúdo