Estamos no finalzinho desse ano tão estranho para todos nós. 2020 será lembrado como o ano que não terminou, afinal receberemos 2021 ainda cheios de incertezas sobre a maior crise sanitária mundial da nossa época. No entanto, uma questão é certa para nós: manteremos os nossos olhares atentos ao que nos moveu ao longo desse ano: a pandemia de Covid-19.
A SOPERJ participou ativamente da discussão que consolidou o retorno seguro às aulas para crianças e adolescentes do Estado do Rio de Janeiro, com orientações de segurança e medidas firmes de mitigação.
Hoje, novamente com situação de grande circulação do vírus, registros de internações e dificuldades em leitos hospitalares para adultos, a SOPERJ reafirma a importância das crianças e adolescentes nos ambientes escolares; a segurança que esses ambientes podem representar. Porém, reforça a necessidade de que as famílias mantenham rígidas medidas de distanciamento, o uso de máscaras, as etiquetas respiratórias, o uso do álcool em gel e coíbam as festas, reuniões sociais, atividades coletivas que envolvam passeios em locais fechados, e refeições para além do núcleo familiar ou núcleo do mesmo domicílio.
É prudente, e necessário, que todos façamos a nossa parte. Junto às crianças e adolescentes, convivem adultos de diferentes idades e riscos. E a SOPERJ assume o compromisso de alertar e orientar. Defendemos as crianças, os adolescentes e suas famílias.
Que a prevenção chegue para a população e que, através de esforço conjunto, possamos tentar reduzir o terrível impacto dessa pandemia sobre todos.
Para a SOPERJ toda vida importa!
Katia Telles Nogueira
Presidente da SOPERJ
Triênio 2019-2021