O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem divulgado informações importantes para ajudar as famílias a passar pela pandemia da Covid-19. Uma das orientações é como manter uma alimentação saudável em tempos de quarentena.
No material, a instituição destaca que pensar na alimentação, neste período, também tem sido um desafio para as famílias. Muitos pais estão tendo que se desdobrar entre o trabalho home office e os cuidados com a casa e os filhos. Com isso, eles podem optar por uma refeição mais rápida e com alimentos processados, que nem sempre fazem bem à saúde.
O Unicef listou algumas dicas para orientar e auxiliar pais e responsáveis na hora das refeições e estimular bons hábitos alimentares nas crianças.
- A ida à rua está restrita, mas – sempre que possível – procure comprar os alimentos frescos e faça a higienização adequada dos produtos quando chegar em casa;
- Planeje as compras e as refeições da família;
- Insira frutas, legumes e verduras à alimentação;
- Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, que tem excesso de sal, açúcar e gordura e limite os processados.
- Pense em lanches saudáveis: bolos caseiros, iogurtes naturais etc. Evite os tradicionais biscoitos, salgadinhos e o excesso de doces;
- Mantenha um horário fixo para as refeições;
- Inclua as crianças e adolescentes no preparo das refeições e dos lanches. Essa pode ser uma alternativa para criar hábitos alimentares, fortalecer os laços familiares e se divertir com a família.