O Ministério da Saúde (MS) lançou a 6ª edição da Caderneta da Criança – Passaporte para a Cidadania. Já são mais de 6 milhões de exemplares distribuídos para todas as regiões do país, o que não acontecia há três anos.
A caderneta é um importante instrumento para os pais e profissionais da saúde para o registro do bem-estar e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. O documento é dividido em duas partes: a primeira voltada para os pais e a segunda para os profissionais de saúde.
O livrete tem o histórico de vacinação, consultas, orientações sobre o desenvolvimento físico e mental dos pequenos, aborda temas como aleitamento materno, alimentação saudável, saúde bucal, prevenção de acidentes e violências, além de informações sobre assistência social, direitos das crianças e educação.
A novidade desta edição é a inclusão da vacina contra a Covid-19, que passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a faixa pediátrica. Também houve uma mudança nas cores das capas: de rosa para roxo para meninas; e de azul para verde para os meninos.
A caderneta também está disponível em formato digital e pode ser acessada no site do Ministério da Saúde em “publicações do MS”.
O lançamento oficial da nova Caderneta da Criança aconteceu no dia 5 de abril, na comemoração do Centenário do Instituto Fernandes Figueira (IFF). O evento contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, do presidente da SOPERJ, Dr. Claudio Hoineff, e de diversas autoridades do país.