A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou a atualização do Calendário de Vacinação 2025/2026. O documento é organizado pelos Departamentos de Imunizações e de Infectologia da SBP, presididos, respectivamente, pelos doutores Eduardo Jorge da Fonseca Lima e Marco Aurélio Palazzi Sáfadi.
O documento contém recomendações da SBP referentes as principais vacinas para crianças e adolescentes (até 19 anos) e notas explicativas sobre diversos imunizantes essenciais para a faixa etária pediátrica.
As principais atualizações do Calendário 2025/2026 incluem informações sobre meningo ACWY, Dengue, Covid-19, VSR, HPV e Meningo B.
Dentre algumas das orientações estão:
- A recomendação pela Meningo ACWY para maior proteção de crianças acima de dois meses até 12 anos.
- Inclusão do anticorpo monoclonal e a imunização da gestante para o VSR.
- Inclusão da vacina da dengue Qdenga® para crianças a partir de quatro anos.
- Administração da vacina HPV em esquema de duas doses, com intervalo de seis meses para crianças entre 9 e 14 anos e três doses para menores de 15 anos.
A SBP reforça que pessoas imunodeficientes ou em situações epidemiológicas específicas, as recomendações podem sofrer alterações. Além disso, efeitos adversos, muitas vezes leves e transitórios, podem ocorrer e devem ser informados às famílias na hora da aplicação.
A SOPERJ reforça que manter o calendário vacinal de crianças e adolescentes é fundamental para proteger contra as principais doenças preveníveis.
O Calendário Vacinal da SBP 2025/2026 pode ser conferido no link.
Calendário de Vacinação da SBP- – Atualização 2025-2026

