Através da Secretaria de Estado de Saúde, o Governo Estadual publicou nesta terça-feira, 30 de março, um decreto que estabelece o Calendário Único de Vacinação contra a Covid-19. A ação tem como objetivo intensificar a imunização dos profissionais de saúde até o dia 10 de abril. A estimativa é de vacinar cerca de 324 mil profissionais.
Para a SOPERJ, é uma decisão importantíssima e que vai contribuir muito para diminuir a falha na distribuição das vacinas. Diversos profissionais da saúde ainda não foram vacinados devido a falta de acesso à vacina.
A Sociedade, inclusive, se mobilizou para avaliar quantos pediatras no Rio de Janeiro ainda não haviam sido vacinados. O levantamento estava sendo feito esta semana através de um formulário endereçado aos associados por e-mail. A ideia era encaminhar esses nomes para a Secretaria Municipal de Saúde para informar que muitos médicos ainda não foram imunizados.
Além dos trabalhadores da saúde, profissionais da educação, de segurança e salvamento também fazem parte do grupo prioritário.
A vacinação de idosos não sofrerá nenhuma alteração no período.