CAMPANHA DE PREVENÇÃO DOS RISCOS DE CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Autor:Maria de Fátima Goulart Coutinho

No dia 10 de agosto de 2007, o Ministério da Saúde lançou, no Rio de Janeiro, uma campanha publicitária alertando sobre os riscos e danos associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Na homepage do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) você poderá ter acesso às peças que serão veiculadas na televisão e no rádio e, que levantam temas como: “O que a Propaganda não mostra”, “Adolescentes – bebida não é brincadeira” e “Trânsito – bebida não é só diversão”. A campanha faz parte da Política Nacional sobre Bebidas Alcoólicas, lançada em maio desse ano.
Segundo o II Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil de 2005, realizado pelo CEBRID, a dependência do álcool tem aumentado, estando presente em 12,3% da população brasileira entre 12 e 65 anos, contra 11,2% em 2001. Além disso, a pesquisa mostra que o consumo de álcool ocorre em faixas etárias cada vez mais precoces.
A intenção da campanha publicitária não é proibir o consumo; seu objetivo é influenciar positivamente nos padrões de consumo da população brasileira, enfatizando o uso moderado e responsável.
Maria de Fátima Goulart Coutinho
Presidente da SOPERJ – Triênio 2007-2009