Check-list da Saúde Escolar 2025

Abordagem prática da volta às aulas dirigida às famílias

  • Visita ao pediatra: avaliação clínica minuciosa, pesar, medir, verificar pressão, visão, audição, interação, fala, comportamento, hábito intestinal, sono, higiene, postura, alergias e intercorrências nesse período, cartão de vacinas, escovação de dentes e ida ao dentista, exames quando necessários. Preencha a caderneta da criança!
  • Vacinas: verifique o cartão. Converse sobre a falta de percepção das doenças que não estão vendo por conta das vacinas que as evitaram e foram feitas e refeitas e devem ser mantidas seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Para as arboviroses, vacina e repelentes.
  • Lembretes: Criança doente deve ser avaliada pelo pediatra e não deve ir à escola! Onde passa o dia? Quem fica com eles? Recomendações sobre abuso e informação dos nãos e sins as crianças.
  • Medidas próprias para esse início escolar em pleno verão e clima em transformação: roupas leves e limpas, alimentação com frutas in natura, legumes, carnes magras e peixes, muito líquido, principalmente água.
  • Atenção redobrada para higiene das mãos, das unhas, uso do banheiro, preparo dos alimentos. Recomendações também aos funcionários da casa.
  • Regras: Reajustar hora de dormir previamente para melhor adaptação. Atenção para irem alimentados para escola já que poderiam estar acordando mais tarde e fazendo refeições fora dos horários habituais.
  • Cuidados no transporte escolar: entrar e sair sempre pelo lado da calçada, usar cinto de segurança sempre, permanecer sentado, contar com o bom senso dos pais em não fazer filas fora do local permitido. Muita atenção ao atravessar as ruas mesmo na faixa pois há muita inconsistência na observância de seguir as normas legais de veículos, motos, bicicletas normais e elétricas, ônibus e táxis.
  • Papo cabeça: Pergunte e desenvolva diálogo sobre o que acham que vão encontrar. Se sentem saudade, se com a volta o que mais vai fazer falta das férias, assim abrem espaço de escuta e acolhimento com os mais sensíveis às mudanças, sabendo que cada criança é única e as reações são pessoais e podem ser trabalhadas caso a caso, família a família. Com relação ao filho que faz acompanhamento com outros especialistas, por apresentar algum transtorno, tipo espectro autista, déficit de atenção e hiperatividade, opositor, desafiador e outros, além daqueles com deficiência, a escola e os professores devem ser comunicados para que sua inclusão seja estabelecida desde cedo, com presença de mediadora e devem estar atualizados também na consulta com o neuropediatra, psiquiatra ou terapeuta. Maior atenção e ambientação da escola, material escolar e o que for solicitado, uniforme, caderno, lápis, caneta, borracha, etiquetas, livros de estudo, tudo isso organizado em ambiente arrumado, valorizando um espaço próprio para isso em casa. Incentive também a sua autonomia, deixando que após orientados, preparem seu próprio material com sua supervisão. A mochila não deve ultrapassar 10% do peso.  
  • Estudos: Organizar um novo plano diário para estudos, reforço de matérias, atividades extracurriculares, esportes e lazer. Os pais devem se relacionar ativamente com a escola, nas reuniões e eventos, fortalecendo vínculos e a educação como meio de inserção social e cidadania, valorizando e incentivando o material produzido pelos filhos. Elogie com frequência.
  • Reforçar as normas sobre o uso de celulares, para as escolas que ainda não seguiam essas regras, videogames e computadores, as razões, as vantagens e os riscos, diferenças entre o mundo real e o imaginário produzido pelas telas à exceção as de uso pedagógico. Converse sobre cultura de paz, aceitação das diferenças, desigualdade, bullying, ensinando como deve se reportar e agir também. Tendo sempre canal aberto, discuta valorizando suas queixas, procure a coordenação da escola em caso de mudança de comportamento. Estimule a leitura em família, valorize artes, música, teatro, esportes, natureza, meio ambiente e hábitos saudáveis. Desperte o pensamento crítico. Lembrem-se que os pais e responsáveis são as referências e o espelho dos filhos. Bom retorno a todos.

Fonte:

Pedcast SBP  Como preparar meu filho para volta às aulas publicado em 3/2/2025 nas plataformas Soundcloud e Spotify

Departamento Científico de Saúde Escolar da SOPERJ e SBP

Dr Abelardo Bastos Pinto Jr