O choro é normal em lactentes jovens de até 4 meses de idade, acontecendo mais comumente nos fins de tarde e à noite podendo, entretanto, ocorrer em qualquer hora do dia. O lactente jovem chora normalmente de uma a três horas por dia. Este choro pode gerar angústia nos pais e familiares, mas é tranqüilizador saber que, na imensa maioria das vezes, irá melhorar até os 4 meses de vida. Este choro pode ser causado por fome, gases, cansaço, fraldas sujas, frio, calor, posição desconfortável, solidão, ansiedade da família ou erros na técnica de amamentação e cessa quando a causa é combatida; quando isto não ocorrer, os pais devem solicitar uma consulta com o Pediatra.
Deve-se evitar o uso de chupetas, chucas ou mamadeiras nos primeiros meses de vida, diminuindo, assim, o abandono da amamentação pelo lactente, já que o aleitamento materno pode, freqüentemente, tranqüilizar o seu choro. O cuidado adequado da irritabilidade do bebê pode prevenir o choro e a sua progressão para cólica; estas características parecem representar formas progressivas de uma mesma entidade. Os lactentes que apresentam cólicas mais intensas e mais freqüentes despertam-se mais facilmente; entretanto, fora das crises, são completamente saudáveis, sendo desnecessários os exames complementares.
Os pais devem fazer, por vezes, uma pausa na exposição ao choro de seu filho, alternando-se, para que cada um tenha um tempo para si, a fim de relaxar e se recompor; assim voltam fortalecidos para enfrentar o choro ou a cólica do seu filho lactente.