A realização de um congresso requer uma intensa mobilização de sua comissão organizadora e, o sucesso desse empreendimento está na dependência de inúmeros fatores previsíveis e imprevisíveis. De todos os fatores que asseguram esse sucesso, a freqüência dos congressistas e o clima proporcionado por esses são determinantes insuperáveis.
O Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente 2008, realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, em setembro de 2008, já havia evidenciado seu sucesso, pois a atmosfera em que transcorreu, graças ao público que lá esteve, deixou claro que a missão estava cumprida.
O conteúdo científico de tamanha qualidade e a conquista de maior destinação de verbas para a pesquisa em saúde da criança e do adolescente, através do compromisso público assumido pela representante do Ministério da Saúde, deixavam claro que os Pediatras brasileiros não estavam ali para brincar, embora as ferramentas lúdicas não tenham sido dispensadas, entendendo como estratégicas na construção e fortalecimento de vínculos.
Agora, o estudo de desempenho de congressos da SBP mostra que, esse congresso também apresentou o melhor desempenho financeiro e de público até então, quando comparado com seus antecessores.
A SOPERJ agradece a todos os que direta ou indiretamente construíram esse grande sucesso e, contamos com todos para continuarmos na trajetória que sabemos construir e que merecemos.