A última semana marcou o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma – 18 de setembro. Para marcar a data, foi realizada uma ação no Santuário do Cristo Redentor no dia 19 de setembro.
O evento foi idealizado pela Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA) e teve a presença da presidente do Grupo de Trabalho de Oftalmologia Pediátrica da SOPERJ, Dra. Viviane Lanzelotte.
O ponto alto do evento foi a projeção do vídeo, na estátua do Cristo, alertando sobre o tema, os sinais e a importância do diagnóstico precoce.
Retinoblastoma
O retinoblastoma é a neoplasia ocular mais comum na infância e afeta, principalmente, crianças menores de cinco anos. O teste do olhinho alterado pode ser um sinal da doença, que é diagnostica através do exame oftalmológico.
diagnóstico deve ser feito através do Teste do Olhinho.
Segundo os dados, mais de 90% dos casos são identificados pelos pais ou cuidadores. A SOPERJ destaca que é fundamental ficar atento aos sinais e informa que há uma cartilha sobre o assunto para orientação e auxilio.
Link para a cartilha