A XVI edição do Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (CONSOPERJ 2025), no Centro de Convenções Expo Rio, antigo Expomag, chegou ao fim no dia 2 de agosto. Foram três dias de um Congresso leve, descontraído, com muita atualização e interatividade, além da participação ativa dos residentes em pediatria. Com mais de 1.200 inscritos, a diretoria executiva ressaltou que o evento superou as expectativas.
A Dra. Anna Tereza Miranda Soares de Moura, presidente da SOPERJ, celebrou o evento. “Ficamos muito felizes pelo astral e a energia boa que percebemos durante todo o evento, nos corredores e nos abraços.”
A presidente ainda ressaltou a programação científica e a parceria com os Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SOPER, misturando diferentes gerações de especialistas. A Dra. Anna também comentou sobre a participação do Projeto TeAcolhe UERJ durante a cerimônia de abertura e destacou a programação no stand da SOPERJ.
“Foram diversos debates distribuídos em três salas (duas de 300 e uma de 600 lugares) com seções interativas, além de muita atividade no stand da SOPERJ. Foi um momento não só de atualização e aprendizado com os especialistas, mas também de networking. A participação dos cachorrinhos do projeto TeAcolhe UERJ na abertura do evento também foi muito especial.”
Novidades e muita interatividade na programação
Com a Dra. Patrícia Barreto, vice-presidente da SOPERJ, à frente da Comissão Científica, a programação focou em um conteúdo que fomenta não só os tradicionais debates sobre os principais temas da pediatria (eixo científico), mas também a reflexão sobre a especialidade (eixo ser pediatra).
Além das tradicionais mesas redondas e miniconferências, novas seções foram incluídas na grade com nomes como “Rio de Ideias”, “Papo Carioca” e “Papo Reto” para tornar a discussão ainda mais acolhedora e participativa.
No eixo ser pediatra, uma das atividades usou a plataforma online mentimeter. Ela permite criar apresentações interativas lançando perguntas aos participantes por meio de um código de acesso. Os inscritos respondiam as perguntas e os palestrantes comentavam as respostas.
Foram discutidos temas como:
🎯Meio ambiente e a saúde infantil.
🎯Obesidade infantil.
🎯A Semana Mundial de Aleitamento Materno e a importância do apoio às mulheres que amamentam, que aconteceu no meio do Congresso.
🎯Esportes na infância.
🎯Prematuridade e limites éticos, com dados importantes sobre a performance de sobrevida de bebês de extrema prematuridade (abaixo de 23 semanas).
🎯Discussão sobre a prática pediátrica na sala de parto e ambulatório.
🎯Hesitação vacinal.
🎯Inteligência artificial na pediatria.
🎯Situações de risco na adolescência.
No primeiro dia de CONSOPERJ, aconteceu também a reunião de integração com as Regionais, os Departamentos Científicos e os Grupos de Trabalho da Sociedade. Na ocasião, foram apresentadas as ações que a gestão já realizou até o momento visando integrar de fato as regiões do interior do Rio de Janeiro à SOPERJ.
Atividades no stand da SOPERJ
O stand da SOPERJ contou com uma programação de atividades científicas focadas em estimular o debate e chamar os pediatras para a interação com os especialistas. Uma delas chamava-se “Me pergunte que eu respondo, se puder” e abordou o tema Covid-19. Os inscritos também puderam conversar com os autores dos livros publicados sobre pediatria.
No primeiro dia, participaram a Dra. Katia Lino moderou a atividade de perguntas com o Dr. Márcio Fernandes Nehab como entrevistado. Na conversa com autor, a Dra. Anna Tereza Miranda Soares de Moura (presidente da SOPERJ) foi a moderadora, com a participação do Dr. Roberto H. Cooper.
No segundo dia, a moderadora foi a Dra. Cecília Mello Retumba Miranda e a Dra. Fernanda Mosqueira Gomes Cosentino foi a entrevistada. Na conversa com o autor, a participação foi da Dra. Elizabeth Alt Parente, com a Dra. Katia Telles Nogueira como moderadora.
Já no último dia, as doutoras Lívia Esteves e Tânia Cristina de Mattos Barros Petraglia foram as entrevistadas e na atividade conversa com o autor a participação foi da Dra. Anna Paula Baumblat. A Dra. Katia Lino.
No estilo bem carioca, também foram distribuídos no stand biscoito globo e mate.
Participação dos Residentes em Pediatria
Nesta edição, um dos pontos altos do evento foi a participação dos Residentes em Pediatria. Os médicos circularam pelos corredores do Centro de Convenção conversando com os colegas e fazendo perguntas como: “O que mudou na pediatria nos últimos tempos?”; “O que não pode faltar em uma consulta pediátrica?”; “Qual é o futuro da pediatria?”
Os vídeos foram publicados no Instagram da SOPERJ.
Trabalhos Premiados: Sessão de Casos Clínicos
A sessão de casos clínicos foi mais uma das novidades do CONSOPERJ 2025. A Dra. Patrícia Barreto, presidente da Comissão Científica, destacou o trabalho da Comissão de Pôsteres e Temas Livres, presidida pelo Dr. Leonardo Rodrigues de Campos, diretor de publicações da SOPERJ.
“A sessão de casos clínicos foi mais uma das inovações desta edição do CONSOPERJ. O trabalho da Comissão de Pôsteres foi essencial para o sucesso da atividade. Ficamos muito felizes por receber quase 500 trabalhos.”
A atividade aconteceu no dia 31 de julho. No total, foram 496 trabalhos submetidos, sendo 261 casos clínicos e 235 temas livres. Os três melhores trabalhos foram contemplados com inscrição para o curso PALS.
“Agradecer o empenho de todos os revisores. Essa é uma atividade voluntária em que demanda tempo e a dedicação de vocês foi essencial nesse trabalho”, disse o Dr. Leonardo.
Vencedores:
1° lugar- Miopericardite tuberculosa em adolescente: Um desafio diagnóstico e terapêutico
Autores:
- Isabella Loiola Lima (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
- Izabella dos Santos Gomes (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
- Diovanna Lima Silva (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
- Yanne Borges Araújo (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
- Leonardo Rodrigues Campos (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
- Ana Flávia Malheiros Torbey (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
- Anna Esther Araújo e Silva (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
2º lugar – Discinesia ciliar primária: Associação entre desconforto respiratório neonatal e diagnóstico precoce em coorte ambulatorial de referência no rio de janeiro
Autores:
- Letícia Azevedo Barreto (Instituto da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fiocruz)
- Júlia Vieira da Cunha Moreira (Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro)
- Andressa Arantes Alvarez (Instituto da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fiocruz)
- Tânia Wrobel Folescu (Instituto da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fiocruz)
- Renata Wrobel Folescu Cohen (Instituto da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fiocruz)
- Sayonara Maria de Carvalho Gonzalez (Instituto da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fiocruz)
- Maria Eduarda Gomes (Instituto da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fiocruz)
- Patrícia Fernandes Barreto Machado Costa (Instituto da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – Fiocruz)
3º lugar – Estenose bilateral de artérias renais como causa de hipertensão grave em adolescente: Relato de caso
Autores:
- Gabriela Lima Cordeiro (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
- Fernanda Paes Leme Fernandes Veiga (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
- Leonardo Rodrigues Campos (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
- Maria Marta Moreira Monção (Hospital Estadual Alberto Torres)
- Yanne Borges Araujo (Hospital Universitário Antônio Pedro – UFF)
A cobertura do CONSOPERJ 2025 pode ser conferida nas redes sociais da SOPERJ (Instagram e Threads) e as fotos estão sendo disponibilizadas no Facebook).