A higiene é fundamental para o bem-estar do bebê.
Banho – o banho acalma o bebê e deve ser dado com água corrente tratada (não precisa ferver ou filtrar a água clorada), a uma temperatura que não ultrapasse os 37ºC (verificar com um termômetro apropriado ou utilizar a ponta do cotovelo para testar a temperatura da água). O sabonete deve ser neutro. Inicie pelo o rosto do bebê, tendo cuidado para não deixar cair água nas orelhas. Ao lavar as costas, ter cuidado em manter a cabeça do bebê elevada. Secar bem o corpo do bebê após o banho, o coto umbilical (se for recém-nascido) e principalmente as "dobrinhas". Não usar perfumes ou talcos após o banho. O bebê pode tomar quantos banhos forem necessários, sendo no mínimo uma vez ao dia.Tente manter a mesma rotina de horário do banho.
Coto umbilical – secar bem após o banho e nas trocas de fralda e aplicar, com algodão, álcool a 70º. Não é recomendado o uso de nenhum material ou substância para acelerar o processo de cicatrização (curativo, cinteiro, moeda, pó de café, etc.).
Troca das fraldas – deve ser constante. O calor e a umidade podem originar "assaduras" no bebê. A cada troca de fralda, os resíduos de urina e/ou fezes devem ser removidos com algodão embebido em água até a higiene total. Secar bem antes de colocar a fralda. Utilizar pomadas à base de óxido de zinco para prevenir assaduras.
Higiene oral – limpar a boca do bebê com gaze e água filtrada após as mamadas / refeições, para remover vestígios de leite ou outros alimentos, mesmo antes do rompimento dos dentes.
Unhas – devem ser cortadas sempre que necessário, utilizando uma tesoura adequada (sem ponta).
Orelhas – devem ser limpas somente na parte externa.