É muito importante o estímulo à doação de leite materno para os bancos de leite.
Mas…quem pode doar?
Mulheres saudáveis que estão amamentando e que estejam produzindo leite além da necessidade do bebê e que não estejam usando medicação que impeça a doação.
Como doar?
Através de um Banco de Leite Humano. Acesse a página da Rede Brasileira de Bancos de leite Humano (redeblh.fiocruz.br) e encontre o endereço na sua cidade mais próximo de você. Lá também estarão todas as orientações para ordenha e armazenamento do leite.
Quem vai receber o leite doado?
Preferencialmente bebês de baixo peso ao nascer ou prematuros que por sua condição não possam sugar diretamente ao seio materno.
Porque esse leite é importante para esses bebês?
Os bebês prematuros não finalizaram seu crescimento e desenvolvimento intraútero, nascem com vários órgãos ainda imaturos e precisam que isso aconteça após o nascimento.
O leite materno é um alimento completo que atende não só as necessidades nutricionais do bebê prematuro mas contém substâncias protetoras (considerado a primeira vacina do bebê) que evitam doenças infecciosas, alérgicas e também substâncias tróficas que estimulam o amadurecimento dos pulmões, do trato gastrointestinal e o desenvolvimento de uma microbiota saudável, própria do leite humano, que possui substâncias que ativam o cérebro contribuindo para o crescimento e diferenciação do sistema nervoso nas diversas áreas, incluindo a área cognitiva.
Departamento Científico de Aleitamento Materno – SOPERJ
Maio / 2020