Autor:Marilene Crispino Santos – pneumologista pediátrica e presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Triênio 2004-2006)
O Pediatra é um profissional muito especial, por isso mesmo é festejado duas vezes, no Dia do Médico e em seu próprio dia.
Especial porque além de todo o talento para exercer a arte médica e de toda a preocupação para se manter em dia com o conhecimento científico e com a tecnologia, não pode perder em momento algum, a humanidade.
O Pediatra, este ser humano especial, deve estabelecer uma relação de afeto e compromisso com os responsáveis de seus pacientes, pais e avós, e precisa, além disso, ser também capaz de interpretar os desejos e as ansiedades de todos eles em benefício da criança e do adolescente, focos do seu trabalho.
Pacientes diferenciados por suas características peculiares, as crianças e os adolescentes precisam de um médico também diferenciado que consiga se sentir como elas – criança – e ao mesmo tempo possuir a enorme maturidade que alivia o sofrimento, também, de quem se preocupa com elas – a família.
A você, médico especial, neste seu dia, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) que se esforça para bem representá-lo, oferece seu abraço carinhoso e respeitoso, reconhecendo que seu trabalho faz o mundo cada vez melhor.
Parabéns!
Fonte:SOPERJ