Dia 15 de outubro é dia de homenagear os professores. Em reconhecimento ao trabalho deles, principalmente no atual momento, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou nas redes sociais a campanha #Obrigadaço.
A iniciativa busca estimular crianças, jovens e pais a agradecerem o esforço, dedicação e carinho dos professores para levar o aprendizado de forma remota durante a pandemia de Covid-19.
A ideia é que o aluno poste na sua rede social uma foto segurando um cartaz ou um vídeo de agradecimento aos seus professores. Pode ser também uma dedicatória a um professor em especial. Aquele que fez a diferença no seu aprendizado durante as aulas em casa. É importante usar a hashtag #Obrigadaço e não esquecer de marcar o perfil do UNICEF (@unicefbrasil). A instituição irá repostar na sua rede social as homenagens.
Os Desafios dos Professores Durante a Pandemia
A pandemia do novo coronavírus e o fechamento das escolas causaram grande impacto na educação. No Brasil, cerca de 44 milhões de estudantes ficaram sem aulas e 2,2 milhões de professores tiveram que se adaptar e, principalmente, se reinventar.
Esses profissionais já conviviam diariamente com muito desafios: desvalorização da profissão, falta de estrutura, entre outras questões. Durante esse período, tudo se tornou ainda mais desafiador.
As escolas haviam fechado, mas o trabalho de educação precisava permanecer. Foi preciso repensar o plano de aula e adaptá-lo ao ensino remoto; buscar formas de motivar os alunos; aprender a utilizar os recursos digitais; além de auxiliar e orientar pais e responsáveis. Isso tudo em meio a um país com realidades educacionais e de acesso tão distintas.
Não só no Dia dos Professores, mas todos os dias, a SOPERJ reforça sua admiração, gratidão, respeito e reconhecimento a esses profissionais. Eles são os responsáveis não só por transmitir conhecimentos, mas também formar cidadãos.