Mais uma data em que a SOPERJ destaca a necessidade de reforçar a conscientização da população e sensibilizar os profissionais de saúde – o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física (11 de outubro).
O dia foi criado em 1981, através da Lei 2.795, para alertar sobre a importância de lutar pelos direitos e inclusão dessas pessoas.
Desde a criação da data, foram muitas lutas e avanços ao longo dos anos, principalmente com a criação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), em 2015. A obrigatoriedade de assentos preferenciais, acessibilidade em cinemas, teatros, estádios, entre outros, são conquistas importantes, mas é preciso manter a mobilização em favor de uma sociedade ainda mais inclusiva.
A SOPERJ está sempre buscando levar esse debate aos pediatras e atualizar os associados sobre o tema, visando não só assegurar a assistência e atenção integral às crianças e adolescentes com deficiência, seja ela qual for (física, intelectual, auditiva ou motora), mas também a humanização dessas pessoas.
O pediatra cuida, acolhe e orienta. Por isso, neste 11 de outubro, ele também tem o papel de ressaltar que o olhar precisa ir além da deficiência física. É preciso humanizar as pessoas com deficiência.