Dúvidas sobre o Registro de Qualificação de Especialista? Esclareça aqui

SOPERJ E CREMERJ REALIZAM EVENTO PARA ESTIMULAR E FACILITAR A OBTENÇÃO DO REGISTRO DE QUALIFICAÇÃO DE ESPECIALISTA (RQE)

A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) promoverá um evento em sua sede, na Rua da Assembleia número 10/1812, no dia 11 de março, das 9hs às 15hs, em parceria como o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), para estimular e facilitar o processo de obtenção do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) para os pediatras associados. De acordo com a Dra. Maria Nazareth Ramos Silva, do Departamento de Defesa da Pediatria do SOPERJ no triênio 2019/2021, é cada vez maior a exigência de especialistas para todas as especialidades e com a pediatria não é diferente. Na entrevista abaixo, a Dra. Nazareth esclarece eventuais dúvidas sobre o assunto, fala da importância do RQE e orienta sobre toda a documentação exigida para quem deseja obter o título de especialista.

O que é o Registro de Qualificação de Especialista (RQE)?

O RQE é a comprovação de que a especialidade médica anunciada é reconhecida e que o profissional está habilitado para exercê-la. Este registro garante que aquele profissional, além de qualificado a praticar a medicina, tem também especialização completa na área em que atua, o que transmitirá aos pacientes mais confiança e credibilidade, além da segurança de saber que está sendo atendido por um profissional que teve formação adequada e reconhecida.

Qual a importância do RQE?

A importância do RQE é Identificar os profissionais que se qualificaram para a especialização em que estão atuando.

No caso específico dos pediatras, por que a certificação é importante?

O pediatra é o único profissional habilitado para o atendimento da criança e do adolescente. O RQE dará, além dos benefícios apontados nas respostas anteriores, a visibilidade numérica do quantos somos fortalecendo a nossa Sociedade de Pediatria. Atualmente poucos têm o RQE e, caso o usuário resolva procurar informações no CREMERJ sobre os pediatras que têm especialização, o resultado pode ser negativo para este profissional.

Qual o momento ideal para fazer a RQE?

O momento ideal é na conclusão das residências médicas em pediatria ou área de atuação realizadas em instituições credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou através da Associação Médica Brasileira (AMB) e, ainda, na aprovação do Exame de Título de Especialista em Pediatria que anualmente é promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Como essa certificação pode ser obtida?

Uma vez aprovado, o profissional deve registrar o seu certificado e solicitar o seu Título de Especialista no CRM do estado em que estiver atuando, cumprindo as exigências abaixo relacionadas. Importante ressaltar que todos os documentos devem ter cópia de frente e verso.

1 – Residência Médica – LEI 6932/1981 – Certificado de conclusão expedido por Instituição credenciada pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica);

ou

2 – Título de Especialista – Resolução CFM 2221/2018 – Certificado expedido pela AMB (Associação Médica Brasileira);

ou

3 – Resolução CFM 2220/2018;

https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2018/2220

Atenção:  a Resolução CFM 2220/2018 menciona várias situações que permitem o Registro, porém anteriores à data de 15/04/1989.

4 – Preencher o formulário anexo e  assinar; https://www.cremerj.org.br/servicomedico/download/especialidade/registroespecialidade

5 – Entregar a carteira profissional do médico (tipo livro).

Importante observar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) simplificou as regras para o Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE) dos médicos que já atuavam na área até abril de 1989, mas não tinham a especialidade reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou por alguma sociedade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB). É o que estabelece a Resolução CFM nº 2.220/18

6 – É preciso efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 109,00.

Por que a SOPERJ propôs essa parceria ao CREMERJ?

A ideia surgiu após conversas e a intenção de divulgar o RQE e facilitar o processo para a categoria. Percebemos que uma parcela considerável de nossos associados desconhecia o processo do RQE, assim como a sua importância. Por observar todos esses pontos, a SOPERJ solicitou essa parceria com o objetivo de estimular e facilitar o registro de seus pediatras formalmente qualificados, do mesmo modo que já fora realizado com outras sociedades de outras especialidades.

Por que a SOPERJ tem interesse que os associados tenham o RQE?

Percebemos que a procura por esse registro vem aumentando devido à cobrança de alguns planos de saúde, crescimento da pejotização, e, também, porque as clínicas necessitam de comprovação da especialização de seus médicos para anunciar-se como uma unidade especializada no atendimento a crianças e aos adolescentes, como é o nosso caso.

Quando e como será o evento na SOPERJ?

Será na sede da SOPERJ, na Rua da Assembleia nº 10, Grupo 1812, Centro, Rio de Janeiro, no dia 11/3/2020, das 9hs às 15hs. Os pediatras devem apresentar-se com todos os documentos exigidos. Toda ação será concentrada em nossa sede.

 

Honor Comunicação

Assessoria de Imprensa SOPERJ