Prezados Colegas
O Boletim Informativo da SOPERJ está em seu segundo número em 2007, e a reunião dos temas foi cuidadosa para permitir que, além de seu enfoque amplo e atualizado, aborde vários temas relacionados a situações de desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes, em alusão ao dia 18 de maio, consagrado como Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual.
Na defesa da transparência de sua atuação, nem que para isso haja necessidade de expor as possíveis falhas, a SOPERJ dá destaque para uma versão corrigida na impressão do calendário de vacinas apresentado no número anterior.
Esse número do boletim chega a você no mês de se falar em MÃES e, embora os fatos sugiram que a exaltação ao amor materno seja algo relativamente recente na história da civilização ocidental, é difícil para a mulher contemporânea imaginar que a maternagem não esteja intrinsecamente ligada à maternidade.
As questões familiares da contemporaneidade, especialmente as ligadas às transformações do papel da mulher na sociedade, apresentam situações que precisam ser consideradas.
Novas tecnologias reprodutivas permitem que a mulher se torne mãe sem depender da presença concreta de um companheiro.
Mas o desenvolvimento da criança permite a ausência da figura paterna? Embora a gestação contemporânea ainda possa ter sua chegada de surpresa, o planejamento favorece a conjunção entre função materna e profissão, procurando assegurar direitos trabalhistas, adequação da atividade à condição de gestante, garantia do auxílio no retorno ao trabalho após a licença maternidade… No entanto, o mais importante é garantir o equilíbrio emocional para entender a necessidade de ser uma mãe suficientemente boa, sem buscar uma perfeição inexistente. E é nessa busca que reside o investimento da mãe que trabalha fora, especialmente quando esse trabalho envolve o cuidar do bem estar de outras crianças e adolescentes.
E por entender o significado da “doce cantiga que espanta os fantasmas, do olhar amigo que expulsa a angústia, da vigília protetora que assegura o sono tranqüilo e o sonho de felicidade”, a SOPERJ parabeniza a MÃE PEDIATRA, cuja valorização da função materna desenvolve-lhe a capacidade de se superar como mulher.
Feliz Dia das Mães!