A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirma que o brincar e o aprender com a natureza são elementos centrais da educação. Experiências que são fundamentais para estabelecer conexões positivas com a vida e com o outro.
Por isso, promover a educação ambiental entre crianças e adolescentes é muito importante no ambiente escolar. A escola é um espaço privilegiado para estimular e formar opinião entre os alunos sobre percepção ambiental como fator social, cultural e educacional e tem papel essencial na construção dessa mentalidade, desde a infância visto a facilidade na aprendizagem e absorção dos conteúdos.
O trabalho educacional é um viés essencial, necessário e de caráter emergencial, pois a maior parte dos desequilíbrios ecológicos está relacionada às condutas humanas inadequadas impulsionadas por apelos consumistas, que geram desperdício, e ao uso descontrolado dos bens da natureza.
Ações cotidianas simples, atividades e bons exemplos podem contribuir para enraizar a ideia do quanto é importante a preservação do meio ambiente entre os pequenos incluindo aulas ao ar livre e ambientes abertos. Falar sobre o cuidado e a importância da água para o planeta e para o nosso organismo; preservar os recursos naturais e o consumo consciente de água; mostrar como é fundamental descartar corretamente o lixo prevenindo com isso surtos de doenças; criar o hábito de plantar uma pequena horta; e apresentar produtos mais ecológicos já é um excelente começo.
A SOPERJ reforça que é primordial lançar essas sementes para habilidade social e personalidade da criança que passa a entender e colocar em prática no seu dia a dia esse cuidado. A escola, o pediatra e a família precisam interagir e ajudar a criança a entender essa relação do ser humano com o meio ambiente e como ele é importante para a saúde e seu desenvolvimento.