É muito comum em congressos ou nas discussões de corredores alguns colegas colocarem: existe evidência para optarmos pela conduta X? E surge a eterna discussão: Qual o melhor caminho? Experiência pessoal ou o que é produzido pela ciência? Cada vez mais estamos incorporando em nosso dia-a-dia o ato de justificar nossas condutas médicas e documentá-las de forma clara em prontuários. Aliar a experiência com o que a ciência produz parece ser o mais sábio e mais seguro.
Mas onde encontrar informação de qualidade? Como confiar nos resultados encontrados? No cartesianismo, evidência é a constatação de uma verdade que não suscita qualquer dúvida.
Dentro dos mais altos níveis de evidência científica estão as revisões sistemáticas, onde existe uma avaliação extremamente criteriosa de cada fonte utilizada na produção final da revisão. Nesta escolha das melhores fontes, os autores buscam inclusive resultados de pesquisas não publicadas.
Dentro das fontes mais confiáveis de informação científica está a Biblioteca Cochrane (http://cochrane.bvsalud.org), que faz parte da Colaboração Cochrane, uma organização independente, sem fins lucrativos, que conta com a colaboração de voluntários em todo o mundo nos Grupos de Revisões Cochrane. Estes grupos têm o objetivo de manter informações científicas atualizadas e corretas sobre intervenções em saúde.
Além de ter acesso LIVRE, a Biblioteca BVS Cochrane pode ser operada em língua portuguesa.
Como pesquisar? Exemplo: Você tem um paciente cuja família tem membros com diagnóstico de atopia. Seria necessário uma dieta restritiva quanto a proteína do leite de vaca para a prevenção de asma?