Férias, última semana para os pais aproveitarem cada segundo dos filhos

O ano letivo está próximo de seu início e nesta última semana de férias das crianças ainda há tempo para os pais aproveitarem a presença dos filhos em casa. "Nada mais saudável do que aproveitar este período para um convívio intenso com as crianças", ressalta Isabel Madeira, integrante do Comitê de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ). "Nem sempre os pais conseguem conciliar suas férias com as das crianças.

 

Seria o ideal, já que, durante o ano, passam a maior parte do tempo longe dos filhos". Entre umas das possibilidades de curtição, as viagens são as mais cotadas. "Com destinos seguros, próximos, maior permanência num só lugar, ar puro, infra-estrutura, animais para a criançada apreciar, piscina, brinquedos e equipe de recreação, a diversão está garantida tanto para os pais quanto para os filhos", afirma Isabel Madeira. Segundo a pediatra, é necessário que antes da viagem tudo seja muito bem preparado. Algumas coisas como roupas apropriadas, medicamentos básicos, repelente e protetor solar não devem faltar na bagagem, destaca a pediatra.

 

Informar-se sobre alimentação do local onde vai ficar, checagem do cartão de vacinas e do plano de saúde são medidas vitais para uma viagem segura. "O ideal é que seja feita uma visita ao pediatra antes da viagem, para algumas destas orientações, que podem variar de acordo com a região a ser visitada", lembra a médica. Um item básico para quem desfruta das férias fora da cidade é a segurança, afirma a pediatra. "Transporte adequado, prevenção de acidentes no local de lazer, cuidado com o perigo de afogamento e com animais peçonhentos. O melhor é prevenir para que todos possam relaxar".

 

Para Isabel Madeira, colônia de férias são bem recomendadas para os pais que não conseguem tirar férias junto com seus filhos. "É ideal para crianças em idade escolar e para os adolescentes. É a oportunidade que os pais têm de fazerem com que seus filhos se divirtam. Essas colônias têm recreadores que ficam o dia inteiro com as crianças e são preparados para isso". Já para os menores, a creche, nas férias, é muitas vezes a alternativa. Quanto à alimentação nas férias, o ideal é que não saia totalmente da rotina porque a volta é ainda mais difícil. Além do mais, assegura Isabel, "bons hábitos alimentares nunca devem ser encarados como obrigação, cujo prêmio é a liberdade durante as férias", comenta. A alimentação, nesta época do ano, deve ser leve, com muitos líquidos, frutas, legumes e verduras. Cuidado com alimentos de fácil deterioração, como os derivados de leite, carne e ovos. Devido ao calor intenso eles estragam com maior facilidade. "O famoso piquenique, com alimentos saborosos e preparados em casa, é uma ótima opção, mas nunca esqueça da geladeira de isopor bem recheada de gelo", finaliza a integrante do comitê de Pediatria Ambulatorial da SOPERJ.