O último bate-papo da SOPERJ foi sobre esportes competitivos na infância e adolescência, com o fisioterapeuta Fábio Oliveira. A live foi realizada no Instagram da Sociedade na quinta-feira, 19 de novembro, com a moderação da presidente da SOPERJ, Dra. Katia Nogueira.
Fábio, que mora no Canadá, falou um pouco sobre sua área de atuação e destacou as diferenças entre o país e o Brasil. Segundo ele, a principal diferença é que o Canadá preconiza bastante a atividade esportiva na escola para o desenvolvimento da criança.
“A educação física tem muita importância nesse país e, também nos Estados Unidos. Os objetivos são bastante diferentes com relação ao Brasil. É focado mais no desempenho do que no resultado.”
O profissional também esclareceu sobre o papel do fisioterapeuta e de que forma ele pode contribuir, a diferença entre esportes de alto e baixo impacto, as particularidades no esporte competitivo na criança e no adolescente, a prevenção das lesões, os desafios, participação do pediatra no trabalho, entre outros assuntos.
A live completa está no IGTV da SOPERJ, no Instagram da Sociedade.
*Fábio Oliveira é fisioterapeuta (Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Juiz de Fora/MG), PhD; mestre em Biocinética pela Universidade de Coimbra (Portugal, 2011), e Doutor em Reabilitação pela Université Laval (Canadá, 2018). Atualmente é fisioterapeuta no circuito profissional de tênis ATP e WTA e é agente de pesquisa no Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Reabilitação e Integração Social (CIRRIS), instituição científica afiliada à Université Laval, em Québec, Canadá.