Autor:Maria de Fátima Goulart Coutinho
Estamos iniciando o período das festas juninas, evento brasileiro dos mais populares, com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas. Essas festas têm um sentido religioso, girando em torno de três datas principais: 13, 24 e 29 de junho, festas de Santo Antonio, São João e São Pedro respectivamente.
Para pediatras, é também uma época para reforçar as orientações de prevenção de acidentes com fogos de artifício, fogueiras e produtos inflamáveis. Nesse sentido, o Comitê de Segurança da Criança e do Adolescente da SOPERJ fará algumas recomendações que estarão em nossa homepage em breve.
Em junho, também comemoramos o dia da imunização e, essa é uma área em que o Brasil tem muito a comemorar, pois o Plano Nacional de Imunizações – PNI, nascido em 1973, mostra resultados notáveis, sendo referência mundial, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Desde as primeiras vacinações em 1804, o Brasil acumulou experiência e, com planejamento e sistematização, foi possível erradicar a febre amarela urbana, a varíola e a poliomielite; controlar sarampo, tétano neonatal e acidenta, formas graves de tuberculose, coqueluche e difteria. Mais recentemente, foram implantadas medidas de controle de infecções por Haemophilus influenza tipo B, rubéola congênita e adquirida, hepatite B, influenza e suas complicações nos idosos, além das infecções pneumocócicas.
A SOPERJ acredita que, embora muito ainda se tenha a fazer para que alcancemos um patamar aceitável de qualidade de vida em nosso país, é preciso que não se perca a oportunidade de comemorar as vitórias, renovando as esperanças para a busca de novas conquistas.
Campanha de vacina da Poliomielite:
No dia 16 de junho, o Brasil estará realizando a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite de 2007 e, a segunda etapa da campanha será em 25 de agosto. A estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, quando da realização da primeira campanha contra a Poliomielite. Desde então, a cada ano milhões de crianças são imunizadas, o que permitiu a erradicação da doença em território nacional. A meta brasileira deste ano é de imunizar cerca de 16 milhões de crianças menores de 5 anos (95% da população brasileira nesta faixa etária). Essa é uma excelente oportunidade para conferir as demais vacinas. Assim, além da vacina contra a poliomielite, outras vacinas também estarão disponíveis nos postos de saúde: tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e Hemophilus), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) , hepatite B e rotavirus.