O Ministério da Saúde, através do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, atualizou o esquema vacinal para meningite. A partir do dia 1° de julho, a vacina meningocócica ACWY passou a ser aplicada em crianças de 12 meses, como dose de reforço. A medida é para reforçar a proteção contra os sorogrupos da meningite (A, C, W e Y). O imunizante já faz parte do calendário vacinal dos adolescentes entre 11 e 14 anos.
Em nota técnica, o Ministério da Saúde reforçou que a ocorrência das meningites bacterianas ainda é preocupante. A medida, segundo a instituição, faz parte das ações de enfrentamento contra a doença até 2030, seguindo as Diretrizes para Enfrentamento das Meningites até 2030, publicadas pelo Brasil.
O texto ainda ressalta que o Brasil foi o primeiro país a propor estratégias no roteiro global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto, estabelecendo medidas para o combate às principais causas de meningite bacteriana aguda (meningococo, pneumococo, Haemophilus influenzae e streptococcus do grupo B).
Atenta às novas recomendações, a SOPERJ abordou o tema na atual edição do Pedinews, na seção “Atualiza aí”. Nela, também é destacado que crianças que já receberam o reforço com MenC não precisam ser revacinadas com MenACWY, pois já estão protegidas.
Nota técnica do Ministério da Saúde – Nota Técnica n° 77/2025
Pedinews – Edição 3