Normas de Rotulagem dos Alimentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) abriu Consulta Pública para as novas normas de rotulagem dos alimentos. Até o dia 6 de novembro, a Agência irá receber comentários e sugestões para a elaboração do novo documento. São contribuições para a rotulagem nutricional e os requisitos técnicos para a declaração da rotulagem nutricional dos alimentos embalados.
Profissionais de saúde e a população podem contribuir. Basta acessar os links abaixo e preencher o formulário de consulta.
- Consulta pública para rotulagem nutricional dos alimentos embalados
- Consulta pública para requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional dos alimentos
A SOPERJ, ao lado da Sociedade Brasileira de Pediatria, se preocupa com a questão e pede atenção ao assunto. A SBP, inclusive, solicitou a criação de um selo de advertência na parte da frente de embalagens para alertar os pais sobre o excesso de açúcar, sal, gordura em determinados alimentos.
Além da rotulagem dos alimentos, as entidades médicas também discutem com frequência a questão das taxações das bebidas ricas em açúcar, da comida no ambiente escolar e da publicidade de alimentos voltada ao público infantil.
Estimular a população a debater o assunto é muito importante. Por isso, a ANVISA produziu um manual de orientação aos consumidores – Educação para o consumo saudável. A cartilha visa esclarecer as informações contidas nos rótulos dos alimentos, muitas vezes de difícil compreensão para a população, e ajudar na escolha da opção mais saudável.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 70% das pessoas consultam os rótulos ao comprar o produto. Porém, mais da metade não entende o significado das informações.
Principais pontos do manual:
- Listagem dos itens importantes que devem estar obrigatoriamente nos rótulos (prazo de validade, lote, ingredientes, origem, informação nutricional etc);
- Esclarecimento sobre o significado de cada item do rótulo (valor energético, carboidratos, proteínas etc);
- As dúvidas sobre produtos diet e light;
- Tabela de porções;
- As principais dúvidas dos consumidores;
- Cuidados que as pessoas com algum tipo de doença devem ter.
Para ler o manual acesse o link.