A SOPERJ comunica e lamenta o falecimento do pediatra e professor Rubens de Araujo Filho, no dia 19 de outubro de 2024. A Sociedade, através de seu Departamento Científico de Cardiologia, deixa sua homenagem ao médico.
O Professor Rubens de Araujo Filho dedicou-se ao cuidado de pacientes com cardiopatia congênita desde a década de 1970, empenhando-se em engrandecer a cardiopediatria no Rio de Janeiro. Desde seus tempos na enfermaria da Santa Casa, onde auxiliava o Professor Edgard Magalhães Gomes, o Professor Rubens recebia alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciando décadas de treinamento de estudantes de medicina.
Com a inauguração do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Professor Rubens continuou a ensinar sobre cardiopatias congênitas, atendendo adolescentes e crianças em seu ambulatório. No Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), sua personalidade marcante foi acolhida pela pediatria, onde ele ensinou as nuances das cardiopatias congênitas a muitos pediatras que se formaram e atuaram no IPPMG.
Embora seu recente falecimento tenha entristecido inúmeros pediatras que passaram por seu ambulatório, temos a certeza de que sua vida serviu aos pequenos corações, deixando uma marca indelével na formação dos muitos alunos que tiveram o privilégio de aprender sobre cardiopatia congênita na UFRJ.
Dra. Mariana Póvoa, membro do Departamento Científico de Cardiopatia Congênita da SOPERJ