O ano de 2020 foi um desafio para todos. As sociedades médicas, as escolas e as empresas tiveram que se reinventar e buscar novas formas de comunicação. Com isso, as atividades presenciais foram substituídas pela online.
Para não deixar de levar atualizações pediátricas para os seus associados e informação à população sobre as principais questões da infância, a SOPERJ investiu em eventos virtuais nas plataformas digitais de videoconferências e em lives no Instagram. No total, foram realizados 27 bate-papos no Instagram e 70 eventos online.
Lives
As lives começaram em junho. Elas aconteciam uma vez por semana, com a participação de profissionais de diversas especialidades (reumatologia, fisioterapia, dermatologia etc) e a moderação da presidente da SOPERJ, Dra. Katia Nogueira. Todas as lives estão no IGTV no Instagram (@soperjrj).
Os temas foram bem variados: calendário vacinal, volta às aulas, gravidez na adolescência, racismo, criança vegetariana, esportes competitivos na infância, vacina da Covid-19, curso de medicina em tempos de pandemia, além de datas especiais como Dia do Pediatra e o Agosto Dourado.
- Os vídeos das lives tem mais de 10 mil visualizações;
- O tema criança vegetariana é o que tem o maior número de visualizações: 663;
- No total, são mais de 24k de impressões (nº de vezes em que a publicação foi vista);
- A live sobre criança vegetariana tem 1.245 impressões.
Videoconferências
Para suprir o cancelamento dos eventos presenciais, a partir de maio a SOPERJ passou a realizar as videoconferências. As atividades foram realizadas pelos Departamentos Científicos e pelas Regionais da Sociedade, pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ), além de outras instituições com apoio da SOPERJ.
As videoconferências aconteceram na plataforma Teams Microsoft e Zoom Meeting. O vídeo das aulas e das palestras podem ser conferidos no Canal do Youtube da SOPERJ.
- O Canal tem 333 inscritos;
- Foram 184 inscritos a mais desde maio;
- A videoconferência “Covid-19 e a Reumatologia Pediátrica”, realizada no dia 26 de junho, é a mais acessada até o momento com 358 visualizações;
- São 4,3 mil visualizações no canal desde maio;
- 137 mil impressões;
- 32,1% dos espectadores chegam ao canal de forma externa – a maioria (23,7%) do site da SOPERJ
Redes Sociais da SOPERJ
- Canal do Youtube – Sociedade Pediatria do Estado do Rio de Janeiro
- Instagram – @soperjrj