Autor:Comitê de Pediatria Ambulatorial
A pirâmide alimentar infantil é uma representação gráfica que permite a seleção de uma alimentação adequada, com alimentos de todos os tipos, preferencialmente naturais.
É um instrumento útil na educação alimentar, pois facilita a transmissão e a memorização, além de permitir adaptação às diferentes culturas alimentares.
Ela ilustra 3 conceitos alimentares: variedade, moderação e proporcionalidade.
Está composta por 8 grupos alimentares distribuídos em 4 níveis, apresentados da base ao topo da pirâmide, considerando a sua participação na dieta, em quantidades respectivamente maiores ou menores de porções:
Nível 1
Grupo 1 – cereais, pães e tubérculos (de 3 a 5 porções)
Nível 2
Grupo 2 – verduras e legumes (3 porções)
Grupo 3 – frutas (de 3 a 4 porções)
Nível 3
Grupo 4 – leites, queijos e iogurtes (3 porções)
Grupo 5 – carnes e ovos (2 porções)
Grupo 6 – feijões (uma porção)
Nível 4
Grupo 7 – óleos e gorduras (2 porções)
Grupo 8 – açúcares e doces (1 porção)
Esta pirâmide vem acompanhada pela “Lista dos Equivalentes Calóricos para a Pirâmide Alimentar Infantil” e outras orientações sobre alimentação nesta faixa etária.
Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Organização Pan Americana de Saúde. Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos / Secretaria de Políticas de Saúde, Organização Pan Americana de Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. (Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 107)
Fonte:Ministério da Saúde, 2002