A SOPERJ promoveu um debate essencial sobre a amamentação durante o segundo dia do XVI Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (CONSOPERJ), 1 de agosto. A presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno, Dra. Lilian Kuhnert Campos, apresentou a miniconferência “Amamentar: gesto ancestral, desafio atual”.
A abordagem foi importante, principalmente por ser na Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que acontece de 1 a 8 de agosto. O tema deste ano é “Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis.”
Durante a palestra, a Dra. Lilian fez uma viagem histórica sobre a amamentação e destacou a campanha anual do aleitamento materno, na qual a SOPERJ promove uma série de ações e atividades para marcar a Semana Mundial.
Tópicos abordados durante a palestra
Dentre os tópicos apresentados pela pediatra durante a palestra, estiveram: a importância do apoio às mulheres nesse período, os benefícios da amamentação tanto para mãe quanto para o bebê, os desafios de ontem e de hoje, a era da mamadeira, as mudanças nas campanhas de conscientização ao longo dos anos, a mulher que trabalha, entre outras questões.
A especialista reforçou ainda a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre o aleitamento materno: deve ser iniciado na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, em livre demanda, e deve ir até 2 anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses.
Os números mostram, segundo a médica, que, no Brasil, apenas 62,4% dos bebês são amamentados na primeira hora de vida, sendo o aleitamento exclusivo cerca de 45,8%. “As estratégias de promoção, proteção e apoio à amamentação são fundamentais e têm um impacto significativo nestes índices”, disse a médica.
Sobre o tema amamentação e trabalho foram apresentados os projetos de lei que são essenciais para o suporte dessas mulheres – PEC 181/2015 (ampliação da licença maternidade) e PL 386/2023 (licença prematuro – que está em tramitação na Câmara dos Deputados) – e a importância das salas de apoio à mulher trabalhadora. No Brasil são mais de 400 salas, sendo 74 no Rio de Janeiro.
Também foi reforçada a importância das campanhas de conscientização. A pediatra destacou que elas têm um papel fundamental no apoio e orientação a essas mulheres e suas famílias e que as mudanças nessas ações, ao longo dos anos, foram importantes para a sensibilização sobre o tema. “Atualmente, elas focam não só na mulher e sim no envolvimento da família e da sociedade, reforçando que nenhuma mulher deve enfrentar essa jornada sozinha.”
Programação da SOPERJ – Aleitamento Materno – Agosto Dourado
SOPERJ e a comunidade – Apoiando a amamentação
- Datas: 16/08 e 25/09
- Horário: 12h
- Local: Jardim do Palácio do Catete
Workshop de Aleitamento Materno da SOPERJ – Oficina de Aconselhamento (Vagas limitadas)
- Datas: 20/08/25
- Horário: 13h às 17h
- Local: Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
Ill Interligas de Aleitamento Materno
- Data: 26 e 27/08
- Horário: 16h30 às 18h30
- Local: IDOMED Vista Carioca (Evento IDOMED E SOPERJ)
– Priorize a Amamentação
– Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis
– WADA|Semana Mundial de Aleitamento Materno 2025
Vozes da Amamentação (online) – data e outras informações em breve