Semana Mundial de Amamentação de 2006

Autor:José Vicente de Vasconcellos (Presidente do Comitê de Aleitamento Materno da SOPERJ)

Amamentação: garantir este direito é responsabilidade de todos
A Semana Mundial da Amamentação é uma iniciativa da WABA (World Alliance for Breast-feending Action ou Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno), criada em 1992 com o objetivo de apoiar, proteger e promover o aleitamento materno. O material informativo da SMAM é traduzido em 14 idiomas e divulgado em cerca de 120 países.
A cada ano é criado um novo tema, sempre com o objetivo de divulgar a amamentação. Os temas dos anos anteriores foram os seguintes:
1992 – Hospitais Amigos da Criança
1993 – Amamentação – Direito da Mulher no Trabalho
1994 – Amamentação Fazendo o Código Funcionar
1995 – Amamentação Fortalece a Mulher
1996 – Amamentação Responsabilidade de Todos
1997 – Amamentar é um Ato Ecológico
1998 – Amamentação: O melhor Investimento
1999 – Amamentar: Educar para a Vida
2000 – Amamentar é um Direito Humano
2001 – Amamentação na Era da Informação
2002 – Amamentação: Mães Saudáveis, Bebês Saudáveis
2003 – Amamentação: Trazendo Paz num Mundo Globalizado.
2004-Aleitamento Materno Exclusivo: Saudável, Seguro e Sustentável.
2005 – Amamentação e alimentos da família. Quando e como iniciar?””
No Brasil o evento é promovido pelo Ministério da Saúde e a semana será comemorada no período de 01 a 07 de agosto. O tema deste ano, “Amamentação: garantir este direito é responsabilidade de todos”, vem lembrar da importância da aplicação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL) que foi instituída em 1988 e, posteriormente transformada na lei nº. 11.265. É uma legislação que tem por objetivo proteger a amamentação. Regulamenta o comércio e a publicidade de leites artificiais, chupetas, bicos e mamadeiras, e também mostra a responsabilidade dos profissionais da saúde, das escolas e do poder público.
A lei é bem clara, proibindo que os rótulos das fórmulas infantis para bebês tenham frases que sugiram semelhança do produto com o leite materno ou que as mães sejam incapazes de alimentar corretamente seus filhos. Quanto ao uso de mamadeiras, bicos e chupetas é proibido utilizar frases, fotos e desenhos mostrando que esses produtos de alguma maneira possam substituir a amamentação.
A parceria do Ministério da Saúde com a Sociedade Brasileira de Pediatria, este ano, escolheu a atriz Cássia Kiss como madrinha da Semana Nacional da Amamentação.
Ela, mãe de quatro filhos, todos amamentados por pelo menos um ano, posou para o cartaz e o folder que serão distribuídos pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), suas filiadas estaduais e pelo Ministério da Saúde. Na foto, ela amamenta o caçula Pedro Miguel, com 2 anos e 3 meses. O pai de Pedro Miguel, o jornalista Sergio Brandão, fez o filme, totalmente sem custos, para ser vinculada em campanha na televisão, juntamente com a equipe da VideoCiência.
Este ano, em mais de uma centena de países, comemora-se a Semana Mundial da Amamentação, com o tema: Os 25 anos do Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno. No Brasil, o código é chamado de NBCAL e o tema recebeu o titulo de Amamentação: garantir este direito é responsabilidade de todos.
A abertura oficial da Semana será no dia 01 de agosto, terça-feira, às 14h, no Memorial da Pediatria Brasileira (Rua Cosme Velho 381), no Rio de Janeiro.

Fonte:SOPERJ