Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM 2007

A Semana Mundial de Aleitamento Materno que tem data fixada pelo Ministério da Saúde para o período de 01 a 07 de agosto, tem como tema em 2007 definido pela WABA(Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno):” Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”. Este tema fala diretamente a nós pediatras e enfatiza a importância de se colocar o bebê no peito na primeira hora.
As vantagens são inúmeras: atende ao reflexo de sucção do bebê que é mais forte na primeira hora de nascimento, os benefícios do colostro como nutrição e primeira forma de imunização, propicia o contato pele a pele que transmite ao bebê aconchego e calor, entre outros.Para as mães, estimula a descida do leite, diminui a hemorragia pós parto e aumenta o vínculo afetivo com o bebê. É certo que estamos falando de bebês que nascem em boas condições nos quais os cuidados iniciais de rotina(secagem, aquecimento e limpeza de vias aéreas) podem ser feitos no colo seco de sua mãe e daqueles que após a intervenção médica necessária, se tornam vigorosos e a partir deste momento se faz oportuna a aproximação com a mãe.
Além disso, evidências científicas mostram que se todas as mulheres iniciarem a amamentação na primeira hora, um quarto das mortes de recém-nascidos seria evitada, totalizando um milhão de bebês no mundo! Sendo assim, a amamentação dentro da primeira hora após o nascimento reduz as excessivas taxas de mortalidade neonatal tornando-se o primeiro e mais vital passo para reduzir a mortalidade de crianças menores de 5 anos.
Para que isso aconteça as mulheres precisam: de apoio dos profissionais de saúde, de suas famílias e da sociedade e serem protegidas por políticas hospitalares que mantenham mães e bebês juntos todo o tempo após o parto.
Sabendo que a recomendação da OMS/UNICEF e do Ministério da Saúde é de que as crianças sejam amamentadas exclusivamente ao seio materno nos primeiros seis meses de vida e com alimentos complementares adequados até os dois anos ou mais,se destaca a importância das nossas ações no dia-a-dia.
O que mais podemos fazer? # levar esta mensagem a todas as mulheres e suas famílias e estimular outros profissionais para também fazê-lo, # combater práticas hospitalares inadequadas e ajudar a encontrar possíveis soluções, # divulgar estes novos achados científicos a profissionais dos meios de comunicação, # convocar a todos a apoiar pelo menos uma mãe durante uma semana. SALVE UM MILHÃO DE BEBÊS, COMECE COM UMA AÇÃO, UMA HORA DE APOIO E UMA MENSAGEM: INICIE A AMAMENTAÇÃO DENTRO DE UMA HORA DO NASCIMENTO!